O compositor
Vasco Fabião Mendonça, docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa, apresentou, no dia 23 de Janeiro de 2016, na Casa da Música, a peça musical "Still Point". Esta obra é uma encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Música, tendo sido interpretada pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direcção do maestro espanhol Pablo Rus Broseta.
"Still Point" é dedicada à memória de
Manuel Dias da Fonseca (1923-2015), ex-vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, poeta, melómano e musicólogo.
Vasco Mendonça foi, recorde-se, o primeiro português escolhido pela
Rolex Arts Initiative, no âmbito do programa
The Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative, o qual permite a um restrito grupo de sete artistas emergentes passar um ano com alguns dos mais importantes nomes mundiais, nos vários domínios da arte e da cultura. O compositor começou a atrair considerável atenção pelo trabalho realizado no meio musical internacional, com as suas obras "The Boys of Summer" (2012) e "The House Taken Over" (2013) (vide notícia), ambas encomendadas pela Aix-en-Provence, Festival Internacional de Ópera realizado em França, valendo-lhe o destaque e reconhecimento da prestigiada compositora finlandesa Kaija Saariaho, que decidiu orientar o professor na exploração dos campos da escrita vocal e drama musical (
vide A year of mentoring).