Falecimento do Prof. Doutor Augusto de Ataíde Soares de Albergaria

Autor: Ana Rita Ribeiro/domingo, 2 de fevereiro de 2014/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

O Presidente da Fundação Minerva, Prof. Dr. António Martins da Cruz, e o Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa, Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão, informam, com grande pesar, o falecimento do Senhor Prof.  Doutor Augusto de Ataíde Soares de Albergaria,  antigo docente da Universidade Lusíada de Lisboa, no dia 25 de Fevereiro de 2014.

Nascido a 4 de Abril de 1941, em Ponta Delgada, terminou em Lisboa o ensino secundário, tendo-se licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa no ano de 1963. No ano seguinte, obteve a classificação de 17 valores pela apresentação de prova pública de mestrado em Ciências Políticas e Económicas, pela mesma faculdade.

Em 1975 realizou um Master Business Administration, pelo Institut Européen d'Administration des Affaires, em França.

No ano de 1976 realizou provas para obtenção do título de Livre Docente em Direito, especialidade de Direito Público, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo obtido equivalência do sistema de ensino universitário português, ao grau de doutor em Direito, na especialidade de Direito Público, pela Universidade Lusíada de Lisboa, em 1998.

Como docente na área do Direito, leccionou na Universidade de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa, no Instituto Nacional de Administração, no Instituto Superior de Gestão, na Universidade Moderna, na Universidade Lusíada do Porto e na Universidade Lusíada de Lisboa, onde foi regente da cadeiras de Direito da Economia, na licenciatura e mestrado, e da cadeira de Direito Bancário, no mestrado. No Brasil, foi docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.

A nível profissional, destacam-se os cargos de Vice-director no Banco Lar, entre 1976 e 1979, e a sua passagem pelo  Grupo Espírito Santo (1979-1982), onde actuou nas áreas bancárias e não bancárias. Foi, ainda, membro do Conselho de Administração de diversas empresas ligadas às áreas bancária e financeira.

Enquanto académico, deixa um legado bibliográfico dedicado ao direito comercial, económico e bancário.

A Missa de Corpo Presente foi realizada, hoje, pelas 11H00, na Igreja das Mercês. O funeral terá lugar na Ilha de São Miguel, onde será enterrado no jazigo da família em Ponta Delgada.

Print

Número de visualizações (2793)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.