"Arquitetura assistencial luso-brasileira da idade moderna à contemporaneidade: espaços, funções e protagonistas" é o nome da publicação que reúne algumas das comunicações apresentadas no colóquio internacional homónimo, realizado no dia 9 de Novembro de 2015 na Universidade de Lisboa e no dia 10 de Novembro na Universidade Lusíada.
As comunicações contemplam o entendimento da arquitectura assistencial no contexto do espaço luso-brasileiro, possibilitando a abordagem global e pluridisciplinar com a caracterização das várias tipologias arquitectónicas associadas. De acordo com os prefaciadores da obra, "a compreensão da arquitetura como resultado de uma funcionalidade concreta e do imaginário e repertório estético dos encomendadores, mesclando instituições e personalidades, deve somar-se aos estudos dedicados à conservação e restauro destes espaços, refletindo intersecções entre ideais e técnicas antigas e contemporâneas. As questões estéticas, nomeadamente a relação luso-brasileira nos projectos dos edifícios assistenciais, os modelos e intervenientes que influenciaram o pensamento, ação e definição das estruturas da saúde em diferentes períodos históricos e o papel dos encomendadores nas feições do espaço assistencial, são alguns dos tópicos de maior relevo (Miranda e Pinho, 2020, p. 7)."
A organização deste colóquio contou com a colaboração do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) da Universidade Lusíada, nomeadamente através da participação dos mestres João Manuel Castela Cravo e Maria João Baptista Bonina Grilo.
A publicação está disponível em edição on-line e em papel e é financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto «UID/04026/2020» (CITAD). O livro está, também, disponível em acesso aberto no Repositório das Universidades Lusíada de Lisboa.
base lusíada | rul - texto integral | calendário | página web