No âmbito da unidade curricular de "Arquitectura 2", da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado) da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada, Os Espacialistas, colectivo artístico apoiado pela Universidade, apresentaram, entre Outubro e Dezembro de 2021, no campus da Quinta do Almargem, um conjunto de actividades intitulado "Os Espacialistas na «Arquitectura 2» – O que é que um tijolo quer ser?", iniciativa organizada pelo Prof. Doutor Arqt. Fernando Manuel Domingues Hipólito, coordenador da referida unidade curricular.
Ilustração 1 – Pormenor da instalação (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
A partir da deslocação de um conjunto de três esculturas construídas em tijolos, de um espaço de galeria de arte contemporânea, para o espaço do campus da Quinta do Almargem, Os Espacialistas foram utilizados "como base e estrutura do processo conceptual de projecto" (fonte: Os Espacialistas) do tema 01 e revelaram de que forma uma obra de arte pode ser simultaneamente uma escultura, um objecto académico de investigação arquitectónica e material de construção civil.
Ilustração 2 – Pormenor da masterclass (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
Através da masterclass, "coisas i-materiais", realizada no dia 18 de Outubro, e de uma instalação artística de natureza colaborativa em transformação permanente a partir desse dia, Os Espacialistas questionaram de que modo as práticas artísticas transdisciplinares contemporâneas podem ser exercitadas e apreendidas ao longo do processo projectual, por meio de um conjunto de confrontos/encontros performativos, que decorreram a 25 de Outubro e 16 de Dezembro, com os estudantes e professores do 2.º ano da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado).
Ilustração 3 – Pormenor de um exercício (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
página web | calendário (18/10 • 25/10 • 16/12) | fotogaleria
_______________________________________________________
Fotografia do banner: © Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021.