O projecto
COESO (Collaborative Engagement on Societal Issues) está a aceitar a
submissão de candidaturas de equipas de projectos de investigação científica colaborativa da sociedade civil nas disciplinas de investigação de Ciências Sociais e Humanas.
Com o objectivo de investigar e observar as muitas possibilidades de metodologias de investigação científica cidadã nas disciplinas de ciências sociais e humanas,
cinco projectos-piloto, com a duração mínima de 6 meses e máxima de 12, serão apoiados com um financiamento no valor até 50.000 euros cada.
Ilustração – Open call para submissão de projectos de Ciência Cidadã em Ciências Sociais e Humanas.
Numa primeira fase, as propostas de projectos, em forma resumida, terão de ser entregues até ao dia 30 de Janeiro de 2022. As candidaturas seleccionadas serão posteriormente convocadas a submeter a proposta completa de projecto até ao dia 31 de Março de 2022.
Os critérios necessários para elaboração e apresentação dos projectos são os seguintes:
- Projectos colaborativos que liguem pelo menos um investigador e um interveniente de fora do meio académico (organizações da sociedade civil, actores socioeconómicos, decisores políticos ou outros);
- Projectos envolvendo disciplinas das Ciências Sociais e Humanas;
- Projectos que seguem uma metodologia de investigação participativa ou de investigação em colaboração;
- Projectos dispostos a fazer parte de um protocolo de observação e de uma fase de teste para o desenvolvimento de uma plataforma destinada a apoiar e facilitar as práticas de investigação participativa e colaborativa;
- Projectos que abordem desafios sociais (uma ligação com pelo menos um dos objectivos de desenvolvimento sustentável).
O conceito de Ciência Cidadã é relativamente recente no contexto nacional e internacional, mas tem vindo a afirmar-se como uma área em crescente expansão na democratização da ciência, por ser um instrumento que impulsiona a abertura do sistema de investigação e inovação ao pensamento colectivo da sociedade civil, optimizando, também, a instrução científica dos cidadãos, e por outro lado permite à comunidade científica aperfeiçoar a qualidade da sua comunicação para públicos não especializados.
Esta iniciativa tem os apoios do projecto
COESO - Collaborative Engagement on Societal Issues, da
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do
CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, e da
Comissão Europeia, no âmbito do programa
Horizon 2020, que estabelece quais as entidades legais dos Estados-membros da União Europeia, incluindo as suas regiões ultraperiféricas ou países associados, que se encontram elegíveis para o acesso a subvenções europeias.