Representada pelo Prof. Doutor Massimo Cavalli, coordenador e docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna, e por uma Classe de Conjunto da referida licenciatura, a Universidade Lusíada esteve presente na "Festa do Jazz", que decorreu nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2021, no Centro Cultural de Belém, no Espaço Espelho d'Água e na livraria Ler Devagar.
No dia 19, no Espaço Espelho d'Água, o Professor Massimo Cavalli participou no debate "Portugal Jazz", juntamente com Pedro Guedes (Orquestra de Jazz de Matosinhos e coordenador da área do jazz da ESMAE), que teve a moderação de Pedro Martins.
No mesmo dia e local, a Classe de Conjunto da Universidade Lusíada, constituída pelos estudantes Isaac Pinheiro Oliveira (piano), José Eduardo da Silva Maciel (baixo), Mariana Felner da Costa Froes (voz) e Tomás Belchior da Silva Almeida (bateria), sob a direcção do Professor João Barradas, docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna, actuou ao vivo no âmbito da categoria "Showcases escolas superiores".
Ilustração 1 – Pormenor da actuação da Classe de Conjunto da Universidade Lusíada.
No contexto desta participação, a estudante Mariana Froes recebeu uma menção honrosa como melhor instrumentista, a par com o estudante Hugo Lobo (piano), da Escola Superior de Música de Lisboa.
Ilustração 2 – Estudantes Hugo Lobo e Mariana Froes.
A "Festa do Jazz" "[...] é o mais importante festival de jazz feito por músicos portugueses há 19 anos, com o melhor da música improvisada nacional [...]" (fonte: página web do evento), e os conteúdos estarão disponíveis na RTP Palco.