Estudantes e docentes da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada viajaram até Siena, em Itália, onde permaneceram entre 13 e 18 de Dezembro de 2021, no âmbito do "Jazz intensive programme – short mobilities for teachers and students | Collaboration Project Siena Jazz 2021", promovido pelo Ministério da Cultura italiano.
Ilustração 1 – Pormenor do concerto "Siena Jazz Meets Universidade Lusíada".
Tendo a Siena Jazz – Accademia Nazionale del Jazz como ponto de encontro, o Prof. Doutor Massimo Cavalli (contrabaixo), docente e coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna, o Prof. Doutor Nuno Costa, também docente da referida licenciatura, e os estudantes Cátia Andreia Baptista Ribeiro (voz), Diogo Miguel Marques de Almeida (guitarra), Isaac Pinheiro Oliveira (piano) e João Diogo Santos Borges (bateria) trabalharam, mais uma vez, na criação de um repertório juntamente com o Professor Marcello Allulli (saxofone) e os estudantes Antonio Chiavetta (bateria), Antonio Izzo (baixo eléctrico), Ludovica Zullino (voz), Mauro Elio (guitarra) e Ludovica Zullino (voz), da Siena Jazz, que apresentaram no concerto "Siena Jazz Meets Universidade Lusíada", realizado no dia 17, no Auditorium Unistrasi, na Università per Stranieri di Siena.
Ilustração 2 – Pormenor do concerto "Siena Jazz Meets Universidade Lusíada".
Antes disso, no dia 15, o Professor Massimo Cavalli ministrou uma masterclass dedicada à analise de técnicas de improvisação a partir do estudo de "What is this thing called love", de Cole Porter, na Biblioteca Centro Studi Arrigo Polillo, da Siena Jazz.
Ilustração 3 – Pormenor da masterclass.
No primeiro encontro, que decorreu entre 22 e 26 de Novembro de 2021, na Universidade Lusíada, foi também criado um repertório conjunto, que culminou numa actuação ao vivo, que teve lugar no Museu Nacional da Música, a 25 de Novembro.