Novidade editorial: Qualidade de vida no processo de envelhecimento.

Autor: Ana Rita Ribeiro/sexta-feira, 17 de dezembro de 2021/Categorias: CLISSIS, Novidades editoriais

Rate this article:
3.0

A Universidade Lusíada Editora (ULE) acaba de publicar o livro "Qualidade de vida no processo de envelhecimento", de autoria conjunta da Prof.ª Doutora Tânia Gaspar, da Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita, do Prof. Doutor Manuel Carlos do Rosário Domingos e da Mestre Marta Sofia Gomes Raimundo, investigadores do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).

O presente estudo pretende caracterizar e compreender os factores que influenciam a qualidade de vida numa perspectiva biopsicosocial, mais especificamente, o estudo da qualidade de vida no processo de envelhecimento, tendo em conta a análise das diferentes dimensões da qualidade de vida, das funções neuropsicológicas, da saúde mental, da caracterização do estilo de vida (consumo de tabaco e álcool, prática de exercício físico, alimentação e stress) e dos hábitos de sono. Os resultados dos estudo permitem verificar uma forte relação entre as variáveis em estudo, salientando-se a relação entre a qualidade de vida, a saúde mental e a qualidade do sono, bem como a relação entre a saúde mental, o estilo de vida e a qualidade do sono.

O CLISSIS é composto por uma equipa multidisciplinar que explora diferentes eixos dos problemas sociais que afectam a vida contemporânea. Esta publicação, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi elaborada pelo grupo de investigação que centra a sua linha de acção em estudos sobre a qualidade de vida e a intervenção psicossocial.

repositório UL | base lusíada

Print

Número de visualizações (462)/Comentários (0)

Tags: CLISSIS
Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.