Estudantes da licenciatura em Relações Internacionais participaram na simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 12 de outubro de 2021/Categorias: Notícias, FD

Rate this article:
1.7

No dia 2 de Outubro de 2021, Guilherme Fernandes Loureiro de Couceiro Braga e João Carlos Marques Simões, estudantes finalistas da licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Lusíada, participaram numa simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Model United Nations – MUN), organizada pela Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas (AACEP) e a LisboMUN Association, que se realizou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, incidindo sobre o tema "Imperialismo ou combate ao terrorismo: a intervenção militar no Afeganistão".

Os referidos estudantes representaram a delegação de Israel, defendendo os seus interesses e a sua visão de política externa para a região e, em particular, para o Afeganistão, tendo, num profícuo debate, discutido temas como os direitos das minorias, com particular destaque para os direitos das mulheres; as condições económicas, sanitárias e sociais; o dever de reconhecimento do Governo afegão, bem como uma possível intervenção militar no país.



Ilustração – Da esquerda para a direita: estudantes Guilherme Fernandes Loureiro de Couceiro Braga e João Carlos Marques Simões (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021) .


Do debate, no qual participaram estudantes de diversas instituições de ensino superior, representando, também, distintas delegações (entre as quais dos Estados Unidos da América, da Federação Russa, da República Popular da China, do Reino Unido, de França, da Arábia Saudita, da Alemanha, da África do Sul, do Paquistão e, ainda, uma delegação observadora da organização HeForShe), resultou a apresentação de uma proposta de resolução por parte da delegação israelita, a qual foi discutida, alterada em função de propostas aprovadas de outras delegações e, por fim, votada a favor da sua aprovação.

O evento encerrou com a atribuição dos prémios, tendo a delegada da Arábia Saudita sido nomeada melhor delegada e a delegação israelita, composta pelos dois estudantes da Universidade Lusíada, nomeada melhor delegação, pelo seu esforço e capacidade para desbloquear o debate e fazer avançar a agenda de trabalho. A delegação do Paquistão recebeu uma menção honrosa.

Os estudantes estendem a sua vitória aos seus professores e colegas que, ao longo de três anos, os têm apoiado e incentivado incansavelmente, com destaque para o Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva e o Prof. Doutor José Manuel Anes, que muito ajudaram na preparação dos estudantes.

_______________________________________________________
Nota 1: notícia elaborada com o apoio do estudante João Carlos Marques Simões. 
Nota 2: fotografia do banner – © Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021.
Print

Número de visualizações (436)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.