Professora Teresa Leite é entrevistada no âmbito do ciclo de entrevistas da Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento.

Autor: Rita Neto Marques/segunda-feira, 4 de outubro de 2021/Categorias: Notícias, IPCE

Rate this article:
4.5

A 5.ª sessão do ciclo de entrevistas promovido pela Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento foi dedicada à Musicoterapia, com uma entrevista à Prof.ª Doutora Teresa Leite, coordenadora do mestrado em Musicoterapia do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada, realizada pela Prof.ª Doutora Tânia Gaspar, directora do referido instituto, no dia 1 de Outubro de 2021.

A Professora Teresa Leite começou por explicar em que consiste a Musicoterapia, enquanto disciplina emergente e intervenção terapêutica, destacando a importância do todo da experiência musical em relação terapêutica, as diversas potencialidades da música na transformação e activação do ser humano, e a possibilidade de direccionar experiências musicais para objectivos terapêuticos ou de saúde.

A formação de base de um musicoterapeuta e as populações-alvo às quais habitualmente esta metodologia é aplicada foram os temas seguidamente apresentados pela entrevistada, que abordou, também, alguns exemplos de intervenção.


Ilustração – Entrevista realizada à Professora Doutora Teresa Leite, coordenadora do mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada.


No que respeita às novas tendências da Musicoterapia, referiu o regresso à ligação corpo-mente, o grande desenvolvimento da área comunitária, tendo em vista a solidificação de grupos de risco, e a área do bem-estar e da saúde. 

A Professora Teresa Leite falou, ainda, do trabalho em equipa e dos desafios encontrados, do trabalho realizado com jovens em acolhimento residencial, bem como dos desafios que se colocam à implementação e ao fortalecimento da Musicoterapia em Portugal.

Este ciclo de entrevistas, que tem como principal objectivo apresentar e reflectir com clareza sobre questões relacionadas com a saúde neste período de pandemia, recebe, também, a contribuição da Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado e do Mestre Fábio Botelho Guedes.

Print

Número de visualizações (363)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.