A Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada promoveu o "Atelier Byrne", que se realizou de 20 a 27 de Setembro de 2021, nas instalações da Universidade, com a organização da Prof.ª Doutora Arqt.ª Helena Cristina Caeiro Botelho, directora da referida faculdade.
No contexto desta actividade, destinada aos estudantes da licenciatura e do mestrado integrado em Arquitectura, foi criado um atelier com o Arquitecto Gonçalo Byrne, Doutor h.c. pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália, fundador do atelier Gonçalo Byrne Arquitectos e presidente da Ordem dos Arquitetos.
Ilustração 1 – Pormenores da primeira sessão do "Atelier Byrne" (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
Na primeira sessão do atelier, no dia 20 de Setembro, o arquitecto convidado falou sobre Lisboa, as transformações que se têm verificado na cidade e definiu como projecto a ser elaborado por todos os estudantes de Arquitectura a concepção de uma urbanização constituída por unidades habitacionais para sem-abrigo, em Lisboa.
Neste sentido, criaram-se grupos de trabalho e os projectos foram desenvolvidos em formato de workshop, entre 20 e 24 de Setembro, nas aulas das unidades curriculares de "Arquitectura I", "Arquitectura II", "Projecto I", "Projecto II" e "Projecto III"), com a coordenação dos respectivos docentes.
Ilustração 2 – Pormenores da segunda sessão do "Atelier Byrne" (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
Os trabalhos foram posteriormente apresentados ao Arquitecto Gonçalo Byrne e à comunidade académica, no dia 27 de Setembro, numa sessão de reflexão crítica e conclusões.
página web | calendário | fotogaleria