Estudantes da licenciatura em Design participam na exposição "Por um fio".

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 29 de junho de 2021/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
5.0
No âmbito do projecto "Esparteiros: arte de entrelaçar", iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Abrantes e a SIFAMECA – Sociedade Industrial de Fabricação Mecânica de Seiras e Capachos, concebida com o propósito de revitalizar e divulgar a indústria tradicional da espartaria, é inaugurada, no dia 1 de Julho de 2021, a exposição "Por um fio", que acolhe trabalhos realizados por estudantes da licenciatura em Design, resultantes do envolvimento colaborativo entre alunos e docentes da dita licenciatura.

Ilustração 1 — Alguns protótipos acompanhados pelos autores — Matilde Alexandra Belchior Quedas, Inês Ferreira Filipe, Joana Veloso da Custódia Monteiro Moreira, João Francisco Arsénio Lourenço, Maria Gravato de Sousa. 


As obras produzidas para esta exposição, enquadrada no Programa Tradições da EDP, foram desenvolvidas nas unidades curriculares de "Design III" e "Prototipagem", do 3.º ano, 1.º semestre, cujo "[...] desafio consistiu em descobrir nestes objectos outras potencialidades, outras possibilidades plásticas, outros usos"1, segundo as palavras do Prof. Doutor Designer Rui Humberto de Matos Dias, coordenador da referida licenciatura.

Este docente é, também, um dos intervenientes neste projecto, junto com outros professores da licenciatura, o Prof. Doutor José Manuel Silveira Dias, o Designer Jorge Maria Franco Frazão Damião Brígida e o Prof. Doutor Pedro José Gentil-Homem Correia da Silva.

Da parte dos estudantes, estão envolvidos nesta iniciativa o Diogo Alexandre Corado Esteves, a Inês Ferreira Filipe, a Inês Vieira Louceiro e Campas dos Santos, a Joana Veloso da Custódia Monteiro Moreira, o João Francisco Arsénio Lourenço, a Leonor Lopes Trindade, a Maria Gravato de Sousa, a Matilde Alexandra Belchior Quedas e a Raquel Rosário Belchior.

A inauguração da exposição "Por um fio" terá lugar na Biblioteca Municipal António Botto, no dia 1 de Julho, pelas 18H00, e permanecerá aberta ao público até ao dia 30 de Outubro de 2021.

     

Ilustração 2 — Ecobasket, cesto de compras — Diogo Alexandre Corado Esteves (unidade curricular de “Design III”). 

 
Ilustração 3 — Tempus, relógio de sol — Inês Ferreira Filipe (unidade curricular de “Design III”).
     
Ilustração 4 — Adois, cesta para dois — Inês Vieira Louceiro e Campas dos Santos (unidade curricular de “Design III”). 
  Ilustração 5 — Cadeira com aplicação de capacho — Joana Veloso da Custódia Monteiro Moreira (unidade curricular de “Prototipagem”). 
     

Ilustração 6 — Cadeira com aplicação de capacho — João Francisco Arsénio Lourenço (unidade curricular de “Prototipagem”).
 
Ilustração 7 — Folk Fusion, vestido — Leonor Lopes Trindade (unidade curricular de “Design III”). 
     

Ilustração 8 — Cadeira com aplicação de capacho — Maria Gravato de Sousa (unidade curricular de “Prototipagem”).
 
Ilustração 9 — Cadeira com aplicação de capacho — Matilde Alexandra Belchior Quedas (unidade curricular de “Prototipagem”). 
     

Ilustração 10 — Everythink Kept Eco, mochila — Raquel Rosário Belchior (unidade curricular de “Design III”).
   


 caderno da exposição "Por um fio"

___________________________________________

1 DIAS, Rui [et al.] (2021) — Universidade Lusíada de Lisboa, Faculdade de Arquitectura e Artes, curso de licenciatura em design. In ABRANTES. Câmara Municipal, org. — Por um fio. Abrantes : Câmara Municipal. Catálogo de exposição na Biblioteca Municipal António Botto, Abrantes, 1 de Julho a 30 de Outubro de 2021. p. 39.

Print

Número de visualizações (263)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.