Universidade Lusíada junta-se à celebração do Dia Internacional dos Arquivos.

Autor: Rita Neto Marques/segunda-feira, 7 de junho de 2021/Categorias: Notícias

Rate this article:
2.5

A Universidade Lusíada, através do seu Arquivo, assinala o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de Junho de 2021.

A celebração foi instituída, em 2007, pelo Conselho Internacional de Arquivos, no dia em que esta entidade comemora a sua criação, pela UNESCO, em 1948.




Ilustração 1 – Sessão solene da acção de formação "Introdução à problemática da Toxicodependência", realizada na Universidade Lusíada, no dia 3 de Dezembro de 1987. (© Fundação Minerva • Arquivo Histórico)


O Arquivo da Universidade Lusíada é o guardião da memória institucional e o responsável pela salvaguarda do património arquivístico da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica e das Universidades Lusíada. Corresponde, assim, ao organismo encarregado do controlo da conservação do arquivo corrente, da conservação e controlo do arquivo intermédio e da conservação, classificação, inventariação e comunicação do arquivo histórico da Universidade Lusíada.

O Arquivo da Universidade Lusíada está organizado da seguinte forma:

  • Arquivo corrente: conjunto de documentos de utilização quotidiana ou não, mas que são consultados frequentemente;
  • Arquivo intermédio: conjunto de documentos que, não pertencendo já ao uso corrente e não podendo ainda, por razões de ordem administrativa, ser objecto de triagem ou eliminação, devem ser conservados temporariamente;
  • Arquivo histórico: conjunto de documentos previamente seleccionados para conservação permanente em função do seu valor probatório ou informativo.



Ilustração 2 – Alunos finalistas da Universidade Lusíada participam no cortejo académico, realizado no âmbito da semana académica de Lisboa [1988]. (© Fundação Minerva • Arquivo Histórico)


Existe, actualmente, um projecto de desmaterialização de documentação administrativa acumulada que reporta a 35 anos de história da Universidade Lusíada. O referido projecto, que teve início no ano lectivo de 2018/2019, conta já com cerca de 455 000 documentos digitalizados e cerca de 12 760 objectos digitais, que estão disponíveis no Arquivo da Universidade para consulta.

A Universidade Lusíada assinala o Dia Internacional dos Arquivos partilhando com a sua comunidade uma selecção de imagens do Arquivo Histórico em suporte digital.

Print

Número de visualizações (296)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.