Webinar: A propósito dos 85 anos do ISSSL: Serviço Social – Passado, presente e futuro.

Autor: Jorge Carvalho/sexta-feira, 23 de outubro de 2020/Categorias: Notícias, ISSSL

Rate this article:
Sem classificação

O Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL), primeira escola portuguesa de assistentes sociais, integrado na Universidade Lusíada desde Setembro de 2006, comemorou, no dia 17 de Março de 2020, o seu 85.º aniversário. Esta data histórica foi assinalada pelo Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar, Director do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, através de um webinar, realizado no dia 20 de Outubro de 2020.

A propósito dos 85 anos do ISSSL: Serviço Social – Passado, presente e futuro, assim intitulada esta iniciativa, juntou, presencialmente e via on-line, algumas das personalidades que estiveram ou ainda estão ligadas ao Instituto, assim como representantes das diversas escolas de Serviço Social em Portugal.

Ilustração 1 — Pormenor da sessão de abertura do webinar. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2020).



A videoconferência contou, na sessão de abertura, com a presença do Reitor da Universidade Lusíada, o Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins, e dedicou-se primeiramente à história do Instituto, desde a sua fundação, em 1935, abordando as diferentes condicionantes sociais e políticas, especialmente complexas até aos anos 70, no âmbito da trajectória e desempenho da profissão de assistente social e no plano do conhecimento científico produzido por esta disciplina no sistema de ensino graduado português.

Nesta fase, usaram da palavra a Prof.ª Doutora Júlia Cardoso, na qualidade de Presidente da Direcção da Associação dos Profissionais de Serviço Social, que frisou ser esta Associação uma consequência da consolidação do Serviço Social no país, e a Prof.ª Doutora Fernanda Perpétua Rodrigues, Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Assistentes Sociais, que salientou a conduta do ISSSL no reconhecimento do grau de licenciatura aos profissionais diplomados em Serviço Social e na integração desta disciplina no ensino universitário público.

Ainda durante a sessão de abertura, os antigos estudantes e licenciados pelo ISSSL, o Doutor h.c. Edmundo Emílio Mão de Ferro Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Dr.ª Maria Cristina Ricardo Inês Fangueiro, Presidente do Conselho Directivo da Casa Pia de Lisboa, I.P., realçaram o empenho realizado pelas escolas superiores na comunicação e estratégias de planeamento para a concretização das políticas elaboradas por estas.


Ilustração 2 — Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2020).


O painel de convidados que se seguiu à sessão de abertura, e que teve a Prof.ª Doutora Inês Casquilho Duarte Martins como moderadora, iniciou com a exposição da Prof.ª Doutora Alcina Maria de Castro Martins, docente do Instituto Superior Miguel Torga - antiga Escola Normal Social "A Saúde", em Coimbra - sobre a situação do Serviço Social e dos seus profissionais no contexto do regime político da ditadura em Portugal.

O património histórico e a preservação do acervo documental foi posteriormente abordado pela Prof.ª Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, que apresentou o projecto educativo intitulado "Para uma anamnese da primeira escola de serviço social". No seguimento da apresentação do referido projecto, o Dr. Helder António da Rocha de Albuquerque Machado e o Mestre Paulo Jorge Amaral Soares explicaram de que forma é realizada a articulação do estudo levado a cabo pela Professora Teresa Rodrigues da Silva, com a preservação deste legado construído pelos estudantes do ISSSL, que, actualmente, se encontra disponível no catálogo da Mediateca da Universidade Lusíada. Este agregado de documentos é constituído actualmente por uma colecção de 455 monografias sociais, familiares e de instituições, respeitantes ao período compreendido entre 1935 e 1972.

Em seguida, a Prof.ª Doutora Irene Flunser Pimentel, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, 
falou sobre a contextualização da assistência social com a previdência social de concepção corporativa durante o Estado Novo (1933-1974), referindo-se a alguma da legislação produzida nesta época, desde a fundação do ISSSL, por iniciativa do patriarcado, até ao momento da sua laicização.

No início da sessão da tarde, o
Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar fez a apresentação do orador seguinte, o Professor Doutor José Paulo Netto, Professor Emérito da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa entre Janeiro de 1977 e Abril de 1979, no decorrer do seu exílio político em Portugal, por força do regime político instalado no Brasil.



Ilustração 3 — Da esquerda para a direita: Prof. Doutor Duarte Vilar e Prof. Doutor José Paulo Netto. (© Fundação Minerva • Zoom, 2020)



O testemunho e a presença, via on-line, do Professor José Paulo Netto foi um dos momentos mais celebrados deste webinar, pela influência que a sua concepção do trabalho do assistente social teve no ISSSL, reconhecida pelos seus congéneres portugueses.

Nesta intervenção, o Professor dedicou grande parte da sua palestra à temática da trajectória da profissão de assistente social e da necessidade de renovação das competências dos profissionais, ampliadas e aprofundadas em diversas direcções, com a ajuda dos conhecimentos oriundos das ciências sociais. Dos temas abordados pelo Professor José Paulo Netto, destaca-se, ainda, a evolução que esta instituição empreendeu durante o intrincado contexto de mudança de regime político.

Por motivos da situação pandémica existente, a Sessão Solene de Investidura de Doutor Honoris Causa em Serviço Social do Professor Doutor José Paulo Netto, atribuída pelo Conselho Científico da Universidade Lusíada, tem vindo a ser adiada, estando prevista a realização da referida cerimónia em 2022, em data a anunciar, conforme o desenvolvimento da pandemia.

A última ronda do evento comemorativo dos 85 anos do ISSSL teve a Prof.ª Doutora Maria Isabel de Jesus Sousa na moderação e contou com os testemunhos presenciais da Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso e da Prof.ª Doutora Maria Inês Martinho Antunes Amaro, aos quais se juntaram, ainda, por via on-line, representantes de diversas escolas de Serviço Social que abordaram os desafios a enfrentar no presente e no futuro, em Portugal. Assim, no ecrã sucederam-se os testemunhos da Prof.ª Doutora Fernanda Perpétua Rodrigues, da Prof.ª Doutora Helena da Silva Neves dos Santos de Almeida, do Prof. Doutor José Alberto Mendes Falcão dos Reis, do Prof. Doutor Jose Manuel Jiménez Rodríguez, da Prof.ª Doutora Maria Irene Lopes Bogalho de Carvalho, da Prof.ª Doutora Sónia Guadalupe dos Santos Ribeiro Neves de Abreu e do Prof. Doutor Jorge Manuel Leitão Ferreira.

De acordo com as palavras do Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar, que conduziu a organização deste evento, pretendeu-se "[...] com esta comemoração, realizar um momento de reflexão e debate sobre o Serviço Social, e comemorar o nosso aniversário com parceiros, colegas e outras escolas de Serviço Social, tal como fazemos quando celebramos os nossos aniversários ao longo da vida [...]".

Acrescentou, ainda, que esta iniciativa aspirou a revisitar a história do Instituto, desde o contexto da sua criação, passando pelas transformações que foi sofrendo, até ao pioneirismo da criação do mestrado e do doutoramento em Serviço Social, sublinhando "[…] o papel do ISSSL como formador de profissionais e de decisores políticos, no passado e no presente, na concepção, gestão, implementação e avaliação das políticas públicas, nas várias áreas da acção social e da saúde [...]", e manifestou a vontade de continuar "[…] a inovar e a pensar no futuro. […]".

 

página web | calendário | fotogaleria | webinar

Print

Número de visualizações (71)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.