CDE portugueses participaram em seminário organizado pela Comissão Europeia.

Autor: Ana Rita Ribeiro/segunda-feira, 9 de outubro de 2017/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Nos dias 5 e 6 de Outubro de 2017, a Direcção-Geral da Comunicação organizou um seminário de formação para os Centros de Documentação Europeia (CDE) que contou com a presença de cerca de 100 representantes de 24 Estados-Membros da União Europeia. Portugal esteve representado com os CDE do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade da Beira Interior, da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa e Porto, da Universidade Lusíada - Lisboa e Norte (Porto), através dos respectivos coordenadores: Liliana dos Santos Gonçalves, Graça Filipe Gabriel, Ana Folque de Gouveia, Nuno Miguel Henriques, Helder da Rocha Machado e Olinda Simões Martins.



Viviane Hoffmann, Directora da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, apresentou a sua perspectiva sobre esta rede de informação através da comunicação intitulada "Reforçar a nossa cooperação com os Centros de Documentação Europeia". Seguiram-se outras comunicações sobre a Agenda da União Europeia (UE) e o Ano Europeu do Património Cultural - 2018. Na sequência desta parte introdutória, seguiu-se a primeira série de sessões de informação paralelas que incluíram apresentações sobre o Corpo Europeu de Solidariedade, os Direitos Sociais da UE e os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. A segunda parte do primeiro dia começou com outra série de sessões de informação paralelas sobre a base jurídica do tratamento de documentos da UE  e sobre aspectos-chave da protecção de dados pessoais. O primeiro dia terminou com uma visita à Casa da História Europeia.



No último dia do evento, o foco foi dado à colaboração entre a Comissão Europeia e os CDE. Através da dinamização de um World Café foram debatidas três questões pertinentes para esta rede de informação: (1) quais as melhores práticas para lidar com os desafios da digitalização, (2) como poderá ser aumentada a cooperação entre Centros de Documentação Europeia, Representações da Comissão Europeia, EDIC, Team Europe e outras redes europeias e (3) quais as melhores iniciativas para chegar à comunidade e envolver as pessoas na discussão sobre as políticas da UE e o futuro da UE. Houve, ainda, a oportunidade para assistir às apresentações sobre a EU Bookshop, o recurso Find-ER e o Programa Horizonte 2020.

No final das comunicações, houve lugar a um agradecimento público a Ian Thomson, do CDE da Universidade de Cardiff, pela sua prestação activa na dinamização da rede de CDE, ao longo dos anos.

A encerrar o evento, Marie-Thérèse Duffy-Haüsler, da Direcção-Geral da Comunicação, agradeceu a participação activa dos CDE e salientou a importância da partilha de experiências e do debate de ideias como pontos positivos para um maior protagonismo e visibilidade da rede.

sítio web | fotogaleria | facebook rpcde
Print

Número de visualizações (871)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.