In memoriam: Professor N. Miguel Seabra.

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 8 de janeiro de 2016/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
3.0

O Prof. Nuno Miguel Seabra desapareceu do convívio com todos os que o conheciam na Universidade Lusíada de Lisboa e, particularmente, na Faculdade de Arquitectura e Artes.

Aluno desta Universidade terminou a sua licenciatura no ano lectivo de 1995/1996 com uma das classificações mais elevadas do seu curso. Dez anos mais tarde realizou o mestrado em Teoria da Arquitectura na mesma Universidade e, recentemente, em 2015, concluiu brilhantemente a sua tese de doutoramento.

Logo dois anos após a conclusão da sua licenciatura integrou o corpo docente da Universidade Lusíada, leccionando na área de Arquitectura/Projecto até ao seu falecimento, tendo ultrapassado sempre de modo extremamente meritório todas as etapas da sua carreira académica.

Nos últimos anos, o Prof. Nuno Miguel Seabra desempenhou a sua docência no primeiro ano do mestrado integrado em Arquitectura, de um modo extremamente eficiente, quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista pedagógico, manifestando uma singular capacidade para receber na instituição os mais jovens alunos, uma particular apetência para se relacionar com estudantes que chegando pela primeira vez à Universidade, a um mundo novo e desconhecido, eram apoiados e acarinhados pelo seu Professor Nuno Miguel, não apenas como docente empenhado, mas como amigo, companheiro e cúmplice. Sei que dificilmente um aluno que tenha conhecido este professor se esquecerá da sua presença na sua vida escolar, e mesmo pessoal, e pelas melhores razões.

Todos os que privaram de perto com o Prof. Nuno Miguel Seabra, docentes, estudantes e funcionários, reconhecem as suas qualidades, a sua inteligência e cultura, o seu humanismo, o seu empenho e capacidade de trabalho, a sua disponibilidade para colaborar em todas as tarefas em que se comprometia, o seu profissionalismo e a importância que dava às relações pessoais, a sua simpatia e a sua amabilidade espontânea e sincera para com todos.

Docente com uma carreira académica exemplar, tendo concluído o seu doutoramento em Arquitectura numa área temática relacionada com os regionalismos, de vital importância para o estudo e desenvolvimento da cultura arquitectónica portuguesa, o Prof. Nuno Miguel Seabra tinha iniciado uma promissora carreira de investigador sobre a nossa arquitectura, que ele tanto prezava e sobre a qual cada descoberta que fazia o fascinava e lhe proporcionava um prazer intelectual, que eu partilhei algumas vezes em conversas sobre temas que a mim também provocavam a mesma emoção.

A Faculdade de Arquitectura e Artes, os seus docentes e os muitos estudantes que passaram nas aulas do Prof. Nuno Miguel Seabra, sentem nesta hora uma enorme tristeza e lamentam a incompreensível ausência do colega, do pedagogo, do investigador, do amigo.

Em meu nome e de toda a Faculdade quero exprimir as  mais sinceras e sentidas condolências a todos os familiares e amigos do Nuno Miguel, acompanhando-os neste momento difícil e triste, na certeza de que o tempo não apagará a sua memória.

Prof. Doutor Horácio Bonifácio
Director da Faculdade de Arquitectura e Artes

Print

Número de visualizações (2964)/Comentários (0)

Please login or register to post comments.