Lançamento do livro: "As mulheres dominam a economia... e a economia gosta!", do Prof. José Eduardo Carvalho.

Autor: Jorge Carvalho/quarta-feira, 18 de novembro de 2015/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

No dia 17 de Novembro de 2015, decorreu, na sede da Ordem dos Economistas, o lançamento do livro "As mulheres dominam a economia... e a economia gosta!", da autoria do Prof. Doutor José Eduardo dos Santos Soares Carvalho, docente da licenciatura em Gestão de Empresa da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL).

A abertura da sessão foi da responsabilidade do Bastonário da Ordem dos Economistas, Dr. Rui Manuel Leão Martinho.



O autor fez-se acompanhar na mesa por José H. Dias de Brito, revisor da obra, e por Ana Sousa Dias, autora do prefácio. Na opinião do Prof. José Eduardo Carvalho, este livro fala das mulheres e do seu papel de borboletas na metamorfose da economia do século XXI. "A entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho está entre os fenómenos unanimemente apontados como os que mais têm determinado as recomposições sociais verificadas ao longo das últimas décadas em Portugal.

Estamos numa nova era: a era da independência e do sucesso feminino. Após as últimas crises financeiras, os homens perderam referenciais e rumos tendo tal situação criado janelas de oportunidade para as mulheres se afirmarem em todas as áreas, estendendo as suas conquistas ao poder também na esfera económica. No espaço de duas gerações a economia portuguesa mudou o rumo. Dos casulos saltaram as borboletas: é a metamorfose da economia. As mulheres chegam hoje onde querem chegar. As mulheres querem ser elas próprias, sem receio de estarem constantemente sob o escrutínio da sociedade. Seja o que for, sentiram que podem ser o que bem quiserem. Elas são independentes. Elas estão mais atrevidas! O consumo é a força que move a economia e são as mulheres que dominam as decisões de compra em praticamente todos os sectores. E a Economia gosta!"





O Prof. Doutor José Eduardo Carvalho é também director da revista "Lusíada. Economia & Empresa", da ULL, investigador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, e membro permanente da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Biotecnologia do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação.

Print

Número de visualizações (1310)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.