Alunos do mestrado integrado em Arquitectura fazem uma visita de estudo à União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo.

Autor: Helder da Rocha Machado/segunda-feira, 20 de abril de 2015/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação
Tendo em conta a metodologia de abordagem do projecto de investigação "Requalificação da paisagem humanizada, uma questão de escala", o grupo de investigação LLab. XXI realizou nos dias 17 e 18 de Abril de 2015 uma "aula de campo" dirigida aos alunos do mestrado integrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa que introduziu as temáticas da regeneração urbana, do desenvolvimento local e da arquitectura da paisagem.



O estudo de caso "Cebolais / Retaxo: duas aldeias do Concelho de Castelo Branco" é característico de uma paisagem cuja génese industrial, ligada à grande indústria dos lanifícios desta região, marcou a sua identidade. Desactivada nos anos 90 do século XX, essa indústria deixou esta paisagem marcada por um número significativo de edificações de grandes dimensões, que hoje necessitam de intervenção. Esta visita, para além de mostrar a realidade territorial, pretende promover um debate com base numa análise SWOT e introduzir os alunos nesta problemática através de uma reflexão de ideias operativas para uma estratégia de regeneração urbana que seja sustentável para o território.

página web | calendário | fotogaleria | diaporama
Print

Número de visualizações (957)/Comentários (0)

Documentos para transferir

Mais endereços

Please login or register to post comments.