Lusíada recebe o Prof. Rodrigo Sobral Cunha para falar de ritmanálise.

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 13 de outubro de 2015/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
A Universidade Lusíada de Lisboa recebeu, no dia 12 de Outubro de 2015, o Prof. Doutor Rodrigo Sobral Cunha para falar do tema "Ritmanálise". A organização do evento, dirigido essencialmente para os alunos da licenciatura em Jazz e Música Moderna, coube ao Prof. Doutor Ricardo Nuno Futre Pinheiro, coordenador do referido curso.

O Professor Rodrigo Sobral Cunha é docente do IADE – U / Instituto de Artes, Design e Empresa – Universitário e coordenador das Edições da mesma instituição universitária. É doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora e pós-doutorado em ritmanálise pela Universidade de Lisboa. Na sua produção editorial pode-se destacar os títulos "Filosofia do ritmo" e "O essencial sobre ritmanálise", ambos de 2010.



Segundo o orador, a "[...] ritmanálise é um novo modelo integral de conhecimento operacional concebido pelo filósofo, físico e matemático português Lúcio Alberto Pinheiro dos Santos (1889-1950) e apresentado à Europa pelo filósofo e epistemólogo francês Gaston Bachelard (1884-1962). O ritmo é a própria energia de existência em todas as escalas e assim o princípio unificador da física, da biologia e da psicologia. Tanto o universo como a própria vida assentam em sistemas rítmicos interactivos, desde as frequências regulares da radiação, passando pelo pulsar vital, até às oscilações do psiquismo humano, que esta nova forma de actividade criadora procura compreender e orientar" (2010).

página webcalendário | fotogaleria
Print

Número de visualizações (2507)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.