O papel do psicólogo nas organizações em debate na ULL

Autor: Helder da Rocha Machado/segunda-feira, 9 de maio de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
O papel do psicólogo nas organizações em debate na ULL

"O papel do psicólogo nas organizações" foi o tema do Seminário que se realizou, no dia 9 de Maio de 2011, no Auditório 1, numa iniciativa da Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos, Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

O primeiro orador a usar da palavra foi o Prof. Doutor José António Baião Carochinho, docente da licenciatura em Psicologia do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, com a comunicação "O recrutamento e selecção: teoria e praxis". O professor começou por lembrar que “não há organizações sem pessoas e que o recrutamento e selecção é, por excelência, o método para a aquisição de novos recursos humanos”. Frisou, também, que uma coisa é a teoria e outra é a prática, "principalmente na situação de crise em que vivemos".

Seguiram-se as palavras do Prof. Doutor Tenente Coronel António José Palma Esteves Rosinha, também ele docente da licenciatura em Psicologia do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, que falou da "Selecção, formação e desenvolvimento dos líderes militares: contextos de intervenção". "É na esfera da "unidade dual", entre a cultura da instituição e a personalidade do sujeito, que se formam os alunos e futuros oficiais".

O Dr. António Mão de Ferro, Director-Geral da empresa Nova Etapa - Consultores em Gestão e Recursos Humanos, Lda., abordou a questão do "E-Learning: os novos desafios". “As comunidades de prática e aprendizagem ganham terreno e o e-learning é uma das apostas para o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento. Neste novo paradigma privilegia-se a aprendizagem colaborativa, extrapolam-se os limites físicos das salas de formação. E-formador, formando virtual e aprendizagem on-line estão a tornar-se uma realidade cada vez maior".

Por último, a Dr.ª Marta Brito, Consumer Insight Manager, SCC - Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A., dedicou a sua comunicação ao "comportamento do consumidor e à gestão estratégica das empresas". No entender desta responsável, "o conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor, bem como das suas expectativas acerca de produtos e/ou serviços e marcas é fundamental para a gestão estratégica das empresas".

sítio web | fotografias | cartaz

Print

Número de visualizações (596)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.