Empreendedorismo em debate na ULL

Autor: Helder da Rocha Machado/quarta-feira, 18 de maio de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Empreendedorismo em debate na ULL

No seguimento do trabalho que a Universidade Lusíada de Lisboa tem vindo a desenvolver em relação à temática do empreendedorismo, a Direcção de Estágios, Saídas Profissionais e Empreendedorismo organizou, no dia 17 de Maio de 2011, o workshop subordinado ao tema "Empreender, hoje! O papel das universidades".

O primeiro orador a usar da palavra foi o Eng. Cândido dos Santos, Administrador Executivo da LISPOLIS – Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa (PTL), que deu a conhecer o que é o PTL e a Associação sem fins lucrativos que foi criada para gerir esta infra-estrutura. Lembrou, ainda, que actualmente nem as empresas privadas nem a função pública estão a fazer contratações, pelo que os jovens têm de arranjar novas saídas profissionais apelando, cada vez mais, ao seu espírito empreendedor.

O Dr. Tiago Franco, Director-Geral da Ipsis - Consultores de Relações Públicas, S.A., desenvolveu a sua intervenção com base no título "Como se desenrasca uma geração". Para este responsável, a situação actual em que se encontra o país leva a que os jovens tenham de ser empreendedores, apesar das incertezas que o futuro apresenta. "O segredo está em construir na incerteza, nunca esquecendo que as empresas são as pessoas", referiu.

Seguiu-se a prelecção do Dr. Marco Fernandes, Director Executivo da Agência DNA Cascais, intitulada "O ecossistema empreendedor e a mitigação de riscos: um modelo (também) para as universidades?". Este responsável começou por mostrar um vídeo sobre a sua empresa, que tem por objectivo "contribuir, através de todos os meios adequados, para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência para a promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho de Cascais". O responsável acrescentou ainda que o empreendedor terá que elaborar um plano de negócios que lhe permita, entre outras coisas, "mitigar os riscos".

A Dr.ª Rita Seabra, do IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, falou do papel do Instituto na criação das PME que correspondem a 99,7% das empresas em Portugal. Dessas, apenas 14% são lideradas por licenciados, ou seja, o empreendedor em regra não é licenciado, concluiu. Para esta palestrante é "fundamental o papel das escolas na formação do empreendedorismo".

Por último, a Dr.ª Maria Geraldes, Directora-Geral da Fundação da Juventude, apresentou o tema "Empreender: uma aliança para a vida", onde fez especial referência ao editorial do último número da revista "Liberty em Acção", da Liberty Seguros.

sítio web | fotografias | cartaz

Print

Número de visualizações (449)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.