Como fazer escolhas saudáveis?

Autor: Helder da Rocha Machado/quarta-feira, 1 de junho de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Como fazer escolhas saudáveis?

A 3.ª sessão do Ciclo dedicado à promoção da saúde, subordinada ao tema "Testando os limites: como fazer escolhas saudáveis", realizou-se, no dia 31 de Maio de 2011, e foi dinamizada pelas psicólogas Mestre Teresa Santos e Dra. Francisca Soares de Albergaria, do Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção de Saúde (GAPPS).

Perante uma plateia constituída por alunos de várias licenciaturas da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), foram focados conceitos como as competências sociais, as competências emocionais e a assertividade, no âmbito do relacionamento interpessoal como forma de melhorar a satisfação com o próprio.

Na opinião das referidas especialistas, "entende-se por competências sociais o conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo, num contexto interpessoal, que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões, direitos, de um modo adequado à situação, respeitando os outros, e que, geralmente, procura resolver problemas imediatos minimizando a sua probabilidade de ocorrência no futuro. A assertividade, por sua vez, é um comportamento que habilita o indivíduo a agir no seu interesse e fazer valer os seus direitos sem colocar em causa os direitos dos outros. As competências emocionais reportam para a necessidade de identificar as emoções básicas humanas, que se interligam com as competências sociais e assertividade".

Refira-se que a promoção de todas estas competências visa essencialmente fomentar atitudes e comportamentos mais saudáveis, responsáveis e autónomos.

sítio web | fotografias | cartaz

Print

Número de visualizações (710)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.