Lançamento de livro "A cor da Rua da Junqueira"

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/quarta-feira, 26 de novembro de 2014/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

A Casa Nobre de Lázaro Leitão Aranha, Reitoria da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), foi, no dia 25 de Novembro de 2014, o local escolhido para o lançamento e apresentação do livro intitulado "A cor da Rua da Junqueira", coordenado pela Prof.ª Doutora Pintora Maria Isabel de Matos Braz de Oliveira e pela Prof.ª Doutora Pintora Ângela Garcia Codoñer, onde se apresenta as conclusões do projecto "Metodologia para a elaboração de um plano de cor em ambiente urbano", desenvolvido em conjunto com o Instituto de Restauro e Património da Universidade Politécnica de Valência.

Uma equipa multidisciplinar de professores e especialistas no património arquitectónico desenvolveram, ao longo de 3 anos, um estudo alargado de vários aspectos que reflectem a estética e a composição cromática da Rua da Junqueira, tendo como objecto de estudo a análise e caracterização das tipologias arquitectónicas e construtivas mais representativas do edificado constituinte na rua, ladeados pela tradição e modernidade.

Neste sentido, para as coordenadoras da obra o projecto teria como base a realização de um "[…] estudo histórico do espaço urbano procurando numa análise diacrónica pluridisciplinar caracterizar as variadas transformações sócio urbanísticas e ambientais, reflectidas nas formas, volumes, funções e estruturas que se promoveram ao longo do tempo no seu edificado".

A monografia aborda a evolução histórica da Rua da Junqueira, as tipologias arquitectónicas e o levantamento gráfico, a tradição dos azulejos na arquitectura portuguesa e as técnicas e instrumentos científicos aplicados à preservação do património arquitectónico, manifestando sempre uma preocupação relativamente à conservação e recuperação e consequente ligação entre a história e a actualidade.



A apresentação da monografia esteve a cargo da Prof.ª Doutora Pintora Maria Isabel de Matos Braz de Oliveira, da Prof.ª Doutora Pintora Ângela Garcia Codoñer, do Magnífico Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa, Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins, e do Prof. Doutor Arqt. Alberto Cruz Reaes Pinto, Coordenador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design.

O projecto, cujos resultados se manifestam inteiramente nesta publicação, através dos minuciosos estudos científicos, foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do seu programa de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

calendário | página web | fotogaleriabase lusíada

Print

Número de visualizações (1747)/Comentários (0)

Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.