Docentes da ULL organizam conferência sobre o futuro de Caneças

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/sexta-feira, 10 de outubro de 2014/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0

Os docentes e investigadores da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), Prof. Doutor Arqt.Victor Manuel Canedo Neves, Prof. Doutor Arqt. Miguel Ângelo Soares Pinto da Silva e Mestre Arqt. Pedro Jorge Ribeiro Guedes Lebre, realizaram, no dia 19 de Setembro de 2014, a conferência intitulada "Caneças que futuro?", que teve lugar na Casa da Cultura de Caneças.

A iniciativa, organizada em colaboração com a Câmara Municipal de Odivelas e a União das Freguesias de Ramada e Caneças, teve como foco a apresentação e o debate das propostas arquitectónicas delineadas para o centro da vila, ao nível do ordenamento do território; da estrutura viária e do estacionamento; das áreas verdes; do turismo, cultura e comércio; e da habitação.



Estas propostas foram realizadas pelos alunos da Faculdade de Arquitectura e Artes da ULL, na unidade curricular de "Projecto II" (4.º ano), e pretendiam, segundo os orientadores do estudo, "[…] questionar situações anómalas do existente e ficcionar as ideais".

O trabalho desenvolvido revelou o potencial da freguesia de Caneças nas áreas da agricultura e do turismo, entre outras, evidenciando consequentemente o crescimento e o desenvolvimento do comércio e da restauração. Foram, ainda, detectados alguns problemas nomeadamente no que respeita à fragmentação do tecido urbano, à inexistência de espaços públicos qualificados e à ausência de uma carta de usos, com especial ênfase para a habitação.

O evento contou com a presença do Dr. Ilídio Ferreira, Presidente da União das Freguesias de Ramada e Caneças, e permitiu evidenciar a pertinência da requalificação das zonas de intervenção, bem como a reflexão acerca da avaliação do estudo e das suas propostas, de forma a possibilitar a concretização dos objectivos traçados pelo projecto de investigação "LABURB - Laboratório de formas urbanas" do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) das Universidades Lusíada e pelo Programa RE>URB da Câmara Municipal de Odivelas.

A intervenção dos alunos da ULL, em Caneças, foi realizada no âmbito do convénio de cooperação celebrado entre a Faculdade de Arquitectura e Artes da ULL e a Câmara Municipal de Odivelas, e contou com com o apoio da União das Freguesias de Caneças e Ramada.

Durante a conferência, foi também divulgado o número 7 da colecção "Sebentas d'Arquitectura", onde foram publicados alguns dos trabalhos académicos realizados no âmbito do referido convénio.

calendáriocartaz

Print

Número de visualizações (1094)/Comentários (0)

Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.