Lusíada organiza ciclo de documentários sobre Arquitectura

Autor: Helder da Rocha Machado/segunda-feira, 10 de outubro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Lusíada organiza ciclo de documentários sobre Arquitectura

O ciclo de documentários "MIPA LX 2011 - Argumento Arquitectura" está a decorrer na Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), até ao dia 14 de Outubro, numa iniciativa da Faculdade de Arquitectura e Artes da ULL e da Ordem dos Arquitectos.

No primeiro dia, foi feita uma apresentação do evento, no qual estiveram presentes o Prof. Dr. Ricardo Leite Pinto, Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, que congratulou-se pelo facto de uma iniciativa da MIPA LX 2011 estar a decorrer na Lusíada e não noutra universidade portuguesa. Semelhante opinião foi partilhada pelo Prof. Doutor Arqt. Alberto Cruz Reaes Pinto, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes e Coordenador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design. O Arqt. Alejandro Trinchant, Director da MIPA, falou da importância desta mostra para os futuros arquitectos, quer espanhóis quer portugueses. A representar a Ordem dos Arquitectos esteve o Arqt. Miguel Judas que também referiu a importância do ciclo de documentários. Por último, a Prof.ª Doutora Arqt.ª Maria João dos Reis Moreira Soares e o Arqt. João Manuel da Silva Ramos Marques, curadores do acervo documental, falaram da importância desta iniciativa para o Projecto de Investigação "Arquitectura e Transdisciplinaridade", e agradeceram o apoio de todas as entidades envolvidas na realização deste evento.

A apresentação dos primeiros documentários coube ao Arqt. Jorge Virgílio Rodrigues Mealha da Costa que deu a conhecer as obras intituladas "Espaço, função e forma: Zumthor + Caminada" e "Habitar a paisagem: Siza Vieira", onde foram abordados os conceitos de identidade e de memória, na Arquitectura.

De acordo com os organizadores do evento, o ciclo de documentários "procura a sensibilização do meio académico, profissional e público para a utilização do registo audiovisual como um meio privilegiado para a difusão da obra arquitectónica, reunindo testemunhos de autores, arquitectos e realizadores, ao mesmo tempo que nos coloca perante a obra arquitectónica através do olhar, em movimento, de uma câmara".

sítio web | programa | fotogaleria | cartaz

Print

Número de visualizações (507)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.