O papel do Design na economia solidária

Autor: Helder da Rocha Machado/quinta-feira, 20 de outubro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
O papel do Design na economia solidária

"Contribuições do Design para a economia solidária" foi o tema do Seminário que se realizou no dia 14 de Outubro de 2011, e cuja oradora foi a Prof.ª Doutora Regina de Oliveira Heidrich, da Universidade Feevale (Brasil).

A docente começou por explicar a experiência desenvolvida em sala de aula, com os alunos do curso de Design, na disciplina "Estágio II", do currículo referente aos anos de 1999 a 2002. Posteriormente falou dos conceitos de Design, de Design de Produto e de Design Gráfico. A professora lembrou que os média apresentam o Design "como algo caro e dotado somente de valor estético", no entanto "é de fundamental importância divulgar que o trabalho dos designers sempre esteve voltado para o bem-estar do ser humano". Segundo a docente, "o objectivo da proposta de trabalho foi o de fazer os alunos reflectirem sobre a prática profissional e a sua relação com o mercado e a sociedade, bem como discutir novas formas de actuação do Design, contribuindo para o processo de inclusão social e acessibilidade dos empreendimentos participantes do projecto de Economia Solidária da Feevale. O Design Social torna-se uma actividade económica que conduz ao crescimento e ao desenvolvimento do local onde o projecto é realizado". Este projecto, desenvolvido em sala de aula, através de parceria, iniciou-se em 2009, tendo sido realizados, no total, 70 trabalhos.

Refira-se que este seminário foi organizado pelo Mestre Arqt. Paulo Maldonado, professor da licenciatura em Design da Faculdade de Arquitectura e Artes.

sítio web | oradorafotogaleria | cartaz

sítio webdddd 

Print

Número de visualizações (878)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.