Rui Tavares fala do "arquitecto" e dos seus projectos

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 28 de outubro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Rui Tavares fala do "arquitecto" e dos seus projectos

A obra "O Arquitecto", da autoria do Mestre Rui Tavares, foi o tema da palestra que se realizou no dia 28 de Outubro de 2011, no Auditório 4, no âmbito da unidade curricular de "Projecto I", do 3.º ano, turmas A, B e C, da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado), numa iniciativa organizada pelo Prof. Doutor Arqt. Rodrigo Reis Ollero das Neves.

O orador convidado foi o próprio autor deste ensaio que conta a história de um homem, o Arquitecto Minoru Yamasaki, e de duas das suas obras: uma mini-cidade ideal que acabou implodida e o World Trade Center. O livro parte de personagens e acontecimentos reais, transformando-os numa obra de ficção original e inesperada sobre o fracasso, o sucesso e as consequências involuntárias da acção humana.

Para o Mestre Rui Tavares, historiador de formação, fascina-o o trabalho dos arquitectos que "têm de tomar decisões sobre a utilização do espaço, tendo em conta vários factores, uns endógenos outros exógenos, o que leva a casos como a cidade projectada por Minoru Yamasaki que acabou por se revelar num fracasso". Para além disso, poucos devem saber da ironia de que o mesmo Minoru Yamasaki trabalhou durante muito tempo no mundo árabe, tendo colaborado com o pai de Osama Bin Laden, Muhammed Bin Laden, o homem que mandou destruir as Torres Gémeas.

Refira-se que um dos temas de trabalho da unidade curricular de "Projecto I" contempla a realização de um cenário para a peça intitulada "O arquitecto".

sítio web | fotogaleria | cartaz | base lusíada

Print

Número de visualizações (601)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.