Lançamento do livro intitulado "A política externa russa no espaço euro-atlântico"

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/segunda-feira, 26 de maio de 2014/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0
Lançamento do livro intitulado "A política externa russa no espaço euro-atlântico"

Teve lugar na Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), no dia 26 de Maio de 2014, o lançamento do livro intitulado "A política externa russa no espaço euro-atlântico: dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado", coordenado pela Prof.ª Doutora Patrícia Vitória Pichler Barreiros Daehnhardt, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da ULL, e pela Prof.ª Doutora Maria Raquel de Sousa Freire, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Segundo as coordenadoras "[…] este volume analisa as relações da Rússia com actores diversos, em níveis de análise diferenciados, e com ênfase nas dimensões de actuação relevantes a nível político, económico e de segurança". "Esta análise visa clarificar os alinhamentos de política externa russa mais de duas décadas após o fim da União Soviética, com todas as implicações que lhe estão subjacentes, constituindo um contributo fundamental para a compreensão das relações internacionais russas num contexto em mudança", acrescentam.

Poderão ser encontrados temas como a evolução da política externa da Rússia, as suas relações com a Alemanha, com a Turquia, com a Ucrânia e com a União Europeia, bem como a competição hegemónica com a Ásia Central e a presença no espaço euro-atlântico.

A obra, apresentada pelo Mestre Carlos Eduardo de Medeiros Lino Gaspar, Membro da Direcção e do Conselho Científico do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, contou com a presença de alguns dos autores dos textos que compõem a monografia como o Mestre Bernardo Pires de Lima e a Prof.ª Doutora Madalena Meyer Resende, investigadores do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.

A sessão de abertura do evento foi feita pelo Magnífico Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa, Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão, pelo Director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da ULL, Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta, e por uma das coordenadoras da obra, a Prof.ª Doutora Patrícia Vitória Pichler Barreiros Daehnhardt.

calendário | página web | fotogaleria | base lusíada

Print

Número de visualizações (1628)/Comentários (0)

Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.