Financial Times destaca projecto do Arqt. Jorge Sousa Santos

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/quinta-feira, 22 de maio de 2014/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0
Financial Times destaca projecto do Arqt. Jorge Sousa Santos

O jornal "Financial Times" destacou na sua edição de 25 de Abril de 2014, com o título "Portugal’s architects lead new hotel trend" (Mary Lussiana), o projecto "Rio do Prado" da responsabilidade do Mestre Arqt. Jorge Sousa Santos, docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da ULL, num artigo dedicado à arquitectura produzida no sector da hotelaria, em Portugal.

Tendo por base a premissa do Arqt. Álvaro Siza Vieira que refere que "os arquitectos não inventam nada", eles apenas transformam, e a proliferação de projectos arquitectónicos descentralizados dos grandes centros urbanísticos que vão no sentido de contracorrente às fracas possibilidades de investimento gerado pela actual situação financeira do país, levou o "Financial Times" a destacar os mais relevantes projectos de arquitectura desenvolvidos nos últimos anos em Portugal.

O Prof. Jorge Sousa Santos surge entre um grupo de arquitectos (tais como: Arqt. Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto de Moura e José Carlos Cruz) que desenvolveram projectos que visam integrar a arquitectura com a paisagem utilizando materiais locais e materiais reaproveitados, com vista à criação de uma simbiose entre as construções e o seu meio envolvente. Na opinião do Arqt. Jorge Sousa Santos surgiu, nos últimos anos, uma nova vaga de arquitectos que partilha o mesmo "[…] estado de espírito assente na necessidade de olhar para dentro do país numa altura em que se vive uma crise profunda". Hoje os arquitectos primam pela valorização da paisagem contrariamente aos últimos quinze anos em que se construía sem se dar grande atenção à reabilitação de espaços devolutos, ao tratamento de zonas rurais e de espaços periféricos das grandes cidades.

O empreendimento "Rio do Prado" está situado nos arredores de Óbidos e é constituído por paredes de cimento cru, madeira, telhados de grama e materiais reciclados. Apela à preservação da natureza, não abdicando do conforto.

financial times | rio do prado | vídeo

Print

Número de visualizações (11156)/Comentários (0)

Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.