Rolex Arts Initiative destaca o talento do Professor Vasco Mendonça.

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/terça-feira, 20 de maio de 2014/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0
Rolex Arts Initiative destaca o talento do Professor Vasco Mendonça.

O compositor Vasco Mendonça, docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa, foi considerado um dos jovens mais talentosos pela Rolex Mentor & Protégé.

Numa selecção de 154 candidatos, o referido professor destacou-se na área da música e  juntou-se a mais seis candidatos que representam outras vertentes artísticas como as artes visuais, o cinema, a literatura, a dança, o teatro e a arquitectura, que irão passar um ano em estreita colaboração com prestigiados mestres artísticos, nomeadamente Olafur Eliasson (artes visuais), Alejandro González Iñárritu (cinema), Michael Ondaatje (literatura), Alexei Ratmansky (dança), Kaija Saariaho (música), Jennifer Tipton (teatro) e Peter Zumthor (arquitectura).

A Rolex realizou uma intensa pesquisa global para encontrar jovens artistas talentosos que beneficiariam com a orientação de um mestre, durante um ano. Em cada uma das sete disciplinas, um painel de líderes e especialistas internacionais nomearam mais de 20 jovens talentosos que viriam a receber a proposta da Rolex  para uma candidatura a "Protégé".  Seguidamente foram considerados os pedidos e escolhidos três ou quatro dos candidatos que o painel acreditaria serem "Protégés" ideais.

Vasco Mendonça começou a atrair considerável atenção pelo trabalho realizado no meio musical internacional, com as suas obras "The Boys of Summer" (2012)  e "The House Taken Over" (2013) (vide notícia), ambas encomendadas pela Aix-en-Provence, Festival Internacional de Ópera realizado em França, valendo-lhe o destaque e reconhecimento da prestigiada compositora finlandesa Kaija Saariaho, que decidiu orientar o professor na exploração dos campos da escrita vocal e drama musical. (vide A year of mentoring)

Print

Número de visualizações (1601)/Comentários (0)

Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.