Lusíada recebe "L’Ecole d’automne à Lisbonne"

Autor: Helder da Rocha Machado/terça-feira, 8 de novembro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Lusíada recebe "L’Ecole d’automne à Lisbonne"

A Universidade Lusíada de Lisboa recebeu, no dia 8 de Novembro de 2011, uma conferência subordinada ao tema "A sociedade política portuguesa", inserida na L'Ecole d'automne à Lisbonne, que é organizada pelo campus euro-latino-américain do Collège Universitaire de Sciences Po, em Poitiers, e pelo Observatório Político da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Após as boas-vindas do Director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da ULL, Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta, usou da palavra o Prof. Doutor José Francisco Lynce Zagalo Pavia, docente da FCHS que descreveu o percurso político de Portugal desde o 25 de Abril de 1974 até aos nossos dias, numa conferência a que intitulou "A evolução do constitucionalismo do poder".

Seguiram-se as palavras do Mestre Eduardo Pereira Correia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Observatório Político da mesma Universidade. Este especialista definiu o que é o sistema de governo e tipificou a relação entre os vários poderes, tendo dado especial importância ao sistema semi-presidencialista existente em Portugal.

Por último, o Mestre João Paulo Carvalho Gorjão, também ele professor da ULL, abordou o tema das "Linhas de continuidade da política externa portuguesa", que dividiu em três momentos: de 1945 a 1974, de 1974 a 1986 e, por último, de 1986 à actualidade.

A moderar os trabalhos esteve a Prof.ª Doutora Cristina Montalvão Sarmento, Directora do referido Observatório Político.

sítio web
 | programa | fotogaleria

Print

Número de visualizações (644)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.