Arquitectura | Masterclass e workshop sobre "Construção em terra".

Autor: Helder da Rocha Machado/segunda-feira, 7 de abril de 2014/Categorias: Destaques, Notícias

Rate this article:
Sem classificação

A Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) organizou, no dia 3 de Abril de 2014, a masterclass intitulada "Construção em terra", com o objectivo de abordar o tema da construção com materiais naturais e de baixo teor energético incorporado.

A iniciativa procurou estimular os alunos e ex-alunos de arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa a redescobrir o potencial expressivo de formas de composição ancestrais, desmistificando a sua geometria e propondo o seu redesenho na contemporaneidade.

De forma a restabelecer a reflexão em torno de premissas de raízes imemoriais que sustentam a readopção da tecnologia de construção em terra, foram realizadas intervenções sobre a "Antropo-ecologia da arquitectura tradicional", proferida pelo Prof. Doutor João Augusto David de Morais, a "Arquitectura de terra como factor de diálogo intercultural", pelo Arqt. José Alberto Alegria Martins de Almeida, e o "(Con)formar a terra: construir uma cúpula", pelo Prof. Doutor Arqt. Filipe Alexandre Duarte González Migães de Campos.

No sentido de desenvolver uma ponte entre o conhecimento e a prática, a masterclass foi seguida de um workshop onde os participantes realizaram blocos de terra comprimida, em ambiente próprio, no sentido de experimentar e testar a materialidade resultante desta técnica, da unidade - a execução do bloco - ao seu aparelhamento.

O interesse por estas actividades manifestou-se na presença e participação de alunos de todas as faculdades de arquitectura de Lisboa, assim como de áreas colaterais, tais como paisagismo e agronomia, corroborando a centralidade da Faculdade de Arquitectura e Artes da ULL, assim como o desempenho do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) na realização deste tipo de eventos.

Segundo o inquérito apresentado aos participantes, quer do workshop quer da masterclass, 66% dos inquiridos responderam que esta temática é muito importante na sua formação e 56% consideraram o teor científico da aula como muito bom, revela o coordenador do evento, o Prof. Doutor Arqt. Filipe González Migães de Campos, também responsável pelo projecto "Geomateriais - Desenvolvimento e construção em terra" do CITAD.

calendário | página web

Print

Número de visualizações (2965)/Comentários (0)

Please login or register to post comments.