1.º Congresso da revista "Psicologia na Actualidade"

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 18 de novembro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
1.º Congresso da revista "Psicologia na Actualidade"

O 1.º Congresso da revista "Psicologia na Actualidade" realizou-se no dia 10 de Novembro de 2011, no Auditório 1 da Universidade Lusíada de Lisboa, numa iniciativa dos Editores da revista, com o patrocínio da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) e do Grupo Egor - Pessoas e Negócios.

Foi o primeiro congresso de um ciclo que tem como objectivo divulgar temas relacionadas com todas as áreas da Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria, Medicina, Serviço Social, Gestão, Gestão dos Recursos Humanos, Economia, Direito entre outras.

A abertura da conferência esteve a cargo do Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão, Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa.

A primeira oradora a usar da palavra foi a Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos, Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da ULL, que definiu a Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente e descreveu os vários estudos que tem vindo a desenvolver nesta área. Seguiram-se as palavras do Prof. Doutor Orlindo Gouveia Pereira que abordou o tema "A vista sobre Harvard Square", onde fez uma visita guiada sobre Harvard Square, sobre a cidade e os seus pontos de encontro, bibliotecas, livrarias e locais de tertúlia e recomendou livros com temáticas recentes dedicadas à Psicologia.

O Prof. Doutor José Leonel de Góis Horácio, docente da ULL, falou da Neuroética que é a intersecção entre a neurociência, a filosofia e a ética. Para exemplificar esta realidade fez um pequeno exercício envolvendo um acidente ferroviário com os presentes, onde estes tinham de escolher entre a morte de um ou de três empregados da companhia ferroviária.

Sobre a "Criatividade, bem-estar e desenvolvimento: para além da sobrevivência", usou da palavra a Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite, também ela docente desta Instituição.

No final da manhã, foi abordado o assunto da crise e da metanóia pela Prof.ª Doutora Maria Odete das Neves Fernandes dos Santos Nunes, da Universidade Autónoma de Lisboa. De acordo com a palestrante, estes conceitos estão muito presentes no nosso dia-a-dia, tendo em conta a crise económica e as respectivas consequências.

A Prof.ª Doutora Maria da Graça Pereira Alves, da Universidade do Minho, foi a primeira oradora da tarde, tendo falado da "Psicobiologia das relações íntimas", onde deu a conhecer alguns dos estudos que tem levado a cabo, nomeadamente sobre relações conjugais e seus efeitos na saúde. Seguiu-se a intervenção intitulada "Amor: abordagem intercultural" da autoria do Prof. Doutor Félix Fernando Monteiro Neto, da Universidade do Porto.

O Juiz Desembargador José Eduardo Miranda Santos Sapateiro, do Tribunal da Relação de Lisboa, debruçou-se sobre a necessidade da formação psicológica dos juízes para um melhor funcionamento da justiça, destacando vários casos em que a falta da referida formação prejudicou a imagem dos tribunais.

O Prof. Doutor Jorge Filipe da Silva Gomes, do Instituto Superior de Economia e Gestão, fez uma comparação entre a cultura portuguesa dos nossos dias e a dos anos 60 e 70, bem como a forma como os estrangeiros a vêem.

Sobre o tema da "Resiliência em tempo de crise" falou o Dr. José Vaz Quintino, Director Comercial e de Marketing do Grupo Egor, que explicou a capacidade do indivíduo lidar com os problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas em tempo de crise, como esta que estamos a viver no presente.

Por último, usou da palavra o Prof. Doutor Sílvio Manuel da Rocha Brito, do Instituto Politécnico de Tomar, que apresentou o tema "Como conceber equipas criativas". Este especialista explicou a forma como deve ser estruturada uma equipa criativa.

O encerramento do congresso ficou a cargo dos Editores da Revista, Mestre Maria Teresa Preto, Mestre Chantal Ferón e Mestre Acácio Clemente que falaram da importância da revista no contexto actual da Psicologia e referiram que a sua prioridade era transmitir conhecimento e levá-lo a todos os que se interessam por esta temática. Também salientaram que esta conferência era o ponto de partida para um novo ciclo de conferências, "workshops" e formações a realizar ao longo do ano de 2012. O Prof. Dr. João José de Pires Duarte Redondo, Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, fechou os trabalhos congratulando os organizadores do evento pela criação da revista, pela iniciativa do congresso e pela pertinência das matérias aí discutidas.

Refira-se que a revista de "Psicologia na Actualidade" é o primeiro periódico digital de Psicologia inserido num portal com conteúdos ligados às universidades, à sociedade, aos institutos, às associações e aos núcleos de investigação. A mesma possui 28 elementos na comissão científica, que atestam o rigor e qualidade dos artigos publicados, e 200 colaboradores.

sítio web
 | programa | fotogaleria | cartaz

Print

Número de visualizações (789)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.