Comissão Europeia apresenta relatório sobre modernização do ensino superior

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 18 de novembro de 2011/Categorias: Notícias

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Comissão Europeia apresenta relatório sobre modernização do ensino superior

A Rede de Informação sobre Educação na Europa (Eurydice), da Comissão Europeia, publicou recentemente o relatório intitulado "Modernisation of Higher Education in Europe 2011: Funding and the Social Dimension".

De acordo com este documento, há um aumento do número médio de alunos, em 25%, no ensino superior na última década. Este processo de crescimento é um fenómeno global relacionado com a reorientação rumo a uma sociedade baseada no conhecimento que gera novos desafios para a Europa. No entanto, embora o número de estudantes tenha aumentado, isso não significa necessariamente que o ensino superior se tenha tornado mais inclusivo socialmente.

No tocante à participação dos países europeus na abordagem política do ensino superior, o estudo refere que alguns países têm promovido medidas para aumentar a participação dos grupos sub-representados no ensino superior, enquanto outros apostam na abordagem geral para melhorar e expandir a participação global, esperando que esta leve também a um aumento da participação de grupos socialmente desfavorecidos. Um terceiro grupo combina ambas as medidas, gerais e específicas.

Quanto ao sistema de controlo dos dados sobre o impacto das medidas tomadas para aumentar e ampliar a participação é difícil de medir, a nível europeu, já que "apenas cinco países tornam públicos os dados sobre taxa de sucesso dos alunos. Isso significa que em muitos países, a taxa de sucesso dos alunos não é considerada uma questão de interesse para a sociedade ou uma medida que as instituições devem ter em conta". O financiamento do ensino superior é outro dos pontos a ter em conta neste estudo. Segundo o mesmo, os principais mecanismos de financiamento têm por base as características tradicionais, como o número de funcionários ou o número de alunos.

O relatório apresenta as seguintes conclusões:
 

  • Os vários países estão a esforçar-se para adaptar o seu sistema de ensino superior, com o objectivo de enfrentar os desafios colocados pelas alterações rápidas da sociedade nos últimos anos;Apresentação da rede Eurydice.
  • A dimensão social não é geralmente uma força motriz na política de ensino superior, mas muitas medidas especiais foram implementadas, na maioria dos países, para enfrentar a sub-representação de determinados grupos;
  • As declarações políticas sobre a dimensão social nem sempre são acompanhadas pelas medidas correspondentes e de financiamento necessário para as executar ou de mecanismos de acompanhamento para avaliar o seu impacto;
  • É premente tratar com mais convicção e coerência as questões relacionadas com a dimensão social, tanto a nível da União Europeia, como a nível nacional, sobretudo tendo em vista a desaceleração económica na Europa.
     

O documento em causa tem por base os anos de 2009 e 2010, e abrange 31 países (todos os Estados-membros da União Europeia, mais a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Turquia).

Deve salientar-se que a Educação é um dos cinco grandes objectivos da Europa 2020.

relatório | eurydice | eurypedia

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