Fundação Minerva celebra convénio com Câmara Municipal de Alpiarça durante seminário dedicado à Casa dos Patudos

Autor: Helder da Rocha Machado/terça-feira, 22 de novembro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Fundação Minerva celebra convénio com Câmara Municipal de Alpiarça durante seminário dedicado à Casa dos Patudos

"A Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça" foi o tema do seminário que se realizou no dia 22 de Novembro de 2011, no Auditório 1, numa iniciativa conjunta da Prof.ª Doutora Eng.ª Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho, coordenadora da licenciatura em Turismo, e da Prof.ª Doutora Ana Margarida de Sousa Dinis Vieira, docente da unidade curricular de "Língua Francesa" da licenciatura em Turismo, ambas da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada de Lisboa.

Coube ao Dr. Nuno Prates, Director da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, dar a conhecer a figura de José Relvas (1858-1929), como indivíduo político, coleccionador, agricultor, músico e republicano. Falou ainda da família de José Relvas e descreveu a Casa dos Patudos, cujo nome tem origem na Idade Média com a prática da caça aos patos bravos.

O Dr. Mário Fernando A. Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, salientou o papel da autarquia na manutenção da casa de José Relvas, deixada, por este, em testamento à edilidade, por falta de herdeiros directos.

No final do seminário, a Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica, entidade instituidora das Universidades Lusíada, e a Câmara Municipal de Alpiarça, através dos seus representantes, assinaram um convénio de cooperação tendo por base a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.

Refira-se que a casa de José Relvas foi mandada construir, em 1905, pelo próprio, sendo a obra do Arqt. Raul Lino.

sítio web | programa | fotogaleria | cartaz

Print

Número de visualizações (635)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.