NEPULL promove seminário sobre cuidados paliativos

Autor: Helder da Rocha Machado/segunda-feira, 28 de novembro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
NEPULL promove seminário sobre cuidados paliativos

"Cuidados paliativos" foi o título do seminário de Psicologia que se realizou, no dia 28 de Novembro de 2011, numa iniciativa do Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade Lusíada de Lisboa (NEPULL) e da Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos, Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE-ULL).

Especialistas das mais diversas áreas ligadas à saúde debateram temas como os "Cuidados paliativos: do diagnóstico ao acompanhamento", a "Humanização dos cuidados paliativos" e os "Cuidados paliativos: o indivíduo e a família".

Dos vários oradores do evento há a destacar a intervenção da Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite, docente do IPCE-ULL, que falou do papel da Musicoterapia nos cuidados paliativos como forma de humanização dos mesmos. Por exemplo, muitas vezes a utilização da música preferida de um doente pode trazer-lhe momentos positivos numa fase terminal da sua vida e assim fazer a diferença para o próprio e para a respectiva família.

"Numa sociedade cada vez mais envelhecida e afectada por doenças terminais, torna-se iminente a criação, em Portugal, de mais unidades de cuidados paliativos, em situação de ambulatório e de internamento. Contudo, e apesar dos esforços, tal situação parece longínqua". Esta é a opinião dos membros do NEPULL e a razão pela qual organizaram este seminário.

sítio web | programa | fotogaleria

Print

Número de visualizações (930)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.