Coordenação portuguesa dos CDE reúne-se em Malta com os seus homólogos europeus

Autor: Helder da Rocha Machado/quarta-feira, 30 de novembro de 2011/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Coordenação portuguesa dos CDE reúne-se em Malta com os seus homólogos europeus

Nos dias 7 e 8 de Novembro de 2011, os Centros de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada de Lisboa e do Instituto Nacional de Administração participaram na reunião anual de coordenação que este ano se realizou em La Valletta, Malta, e cuja organização esteve a cargo da Direcção-Geral de Comunicação da Comissão Europeia.

Antes do início dos trabalhos a Comissão Europeia organizou, no dia 7 de Novembro, uma visita ao "European Documentation & Research Centre" da Universidade de Malta (Msida), onde o seu Director, Prof. Doutor Roderick Pace, especialista em Relações Internacionais e Estudos Europeus, abordou a criação e evolução do mesmo tendo em conta o processo de integração de Malta na União Europeia, em 2004.

O evento, inserido na reunião anual dos Centros de Informação "Europe Direct", teve início no período da tarde com o painel intitulado "Mobilising young people for Europe", moderado por Sabine Finzi, onde se destacaram as intervenções de Margaritis Schinas, do Gabinete de Conselheiros de Política Europeia da Comissão Europeia, Thomas Houdaille, da EuropaNova, Peter Matjašič, do European Youth Forum, e Leendert de Voogd, do TNS Political & Social.

No dia 8 de Novembro, durante o período da manhã, os CDE participaram num "workshop" com o título "EU Bookshop as the access to EU publications", moderado por Margaret Warton-Woods, chefe da unidade OP.C.3 na "UE Bookshop", onde os participantes analisaram a actuação do Serviço de Publicações Oficiais da União Europeia com a rede de CDE e apresentaram sugestões com vista à melhoria da comunicação e da satisfação de necessidades sentidas. No início da tarde, Mauno Hänninen, da Direcção-Geral de Comunicação, fez um balanço dos relatórios de actividades dos CDE relativos ao ano de 2010, a que se seguiu a apresentação de alguns projectos de constituição de repositórios electrónicos dedicados à União Europeia, desenvolvidos por algumas coordenações nacionais, onde se destacaram as intervenções de Portugal, Espanha e Itália.

No final da sessão, Mauno Hänninen congratulou os CDE pelos trabalhos apresentados na reunião e abordou alguns aspectos relativos às possíveis actividades a desenvolver para o ano de 2012.

Print

Número de visualizações (610)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.