Musicoterapia, saúde e multidisciplinaridade em debate no 8.º Encontro da APMT

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 22 de novembro de 2013/Categorias: Destaques

Rate this article:
Sem classificação

A Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT), em parceria com a Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), organizou, no dia 16 de Novembro de 2013, o 8.º Encontro Anual de Musicoterapia.

Este ano, a temática debatida incidiu sobre a "Musicoterapia, saúde e multidisciplinaridade", realçando a importância da complementaridade na descoberta de novas propostas de intervenção na área da saúde e da saúde mental, em particular. Numa época em que a comunidade científica renova o seu interesse na interacção entre o corpo e a mente, a APMT pretende com este encontro reforçar o espírito de colaboração entre os profissionais de saúde e os agentes de intervenção psicossocial, divulgando as diversas aplicações da Musicoterapia nas áreas de intersecção da saúde, educação e intervenção social.

A sessão de abertura contou com a presença da Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite Maurer, presidente da APMT e coordenadora do mestrado em Musicoterapia da ULL, da Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos, directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da ULL, e do Prof. Doutor António Mendes Pedro que proferiu uma conferência intitulada "A relação e a música".

O painel I, dedicado à "Musicoterapia, desenvolvimento e educação", teve como conferencistas a Prof.ª Doutora Teresa Leite Maurer, o Dr. João Laureano, o Dr. Artur Correia e a Dr.ª Maria José Vidigal.

No final da manhã, realizou-se o primeiro momento musical com a actuação da Banda de Jazz da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA - Lisboa), coordenada pelo Prof. Rui Pais, e cujas actuações em público dependem do envolvimento de técnicos e voluntários da Instituição.
 


Os workshops realizados durante o período da tarde, a cargo da Mestre Pia Kramer (workshop de Dançoterapia), da Dr.ª Susana Catarino (workshop de Arteterapia), da Prof.ª Doutora Maria Eduarda Carvalho (workshop de Voz em terapia e desenvolvimento pessoal) e do Dr. Artur Correia (workshop de Musicoterapia), tiveram como objectivo partilhar diferentes dinâmicas e processos da musicoterapia, da psicoterapia e da música.

O painel II foi constituído pelas intervenções do Mestre Nuno Miguel Soares, da Dr.ª Joana Gonçalves e da Dr.ª Ana Esperança, que apresentaram o trabalho desenvolvido nos estágios de mestrado, ao nível da utilização da musicoterapia como motor de socialização de adolescentes, jovens adultos e idosos institucionalizados, respectivamente.

O evento finalizou com um segundo momento musical que surgiu da elaboração de um trabalho que os estudantes da licenciatura em Jazz e Música Moderna realizaram no âmbito da unidade curricular de "Psicologia da arte e expressividade". As interpretações musicais foram executadas pelos alunos Gustavo Lopes da Costa Pinto Basto e João Pedro Alves Caçador.

Na opinião da organizadora, este encontro "[...] vem dar seguimento às edições anteriores que denotam o investimento da APMT na reunião de profissionais da musicoterapia, fomentando um espírito de comunidade científica. É, também, importante que a APMT e o mestrado em Musicoterapia fomentem o intercâmbio de saberes e experiências entre a Musicoterapia, a Música, a Psicologia e outras áreas afins, razão pela qual sempre convidamos profissionais destas áreas, com os quais vimos a enriquecer o nosso trabalho e aos quais oferecemos uma oportunidade de conhecer mais de perto a Musicoterapia. Fica sempre no ar a imensa gratificação de ver numa mesma sala as já cinco gerações de alunos do mestrado em Musicoterapia e o entusiasmo com que os mais novos e os mais experientes apresentam o seu trabalho, bem como o 'encanto' de certos momentos que tivemos a sorte de captar em vídeo e nos mostram o poder da música na promoção do bem-estar e da relação humana que é indispensável a uma vida saudável e completa".



sítio web | fotogaleria
Print

Número de visualizações (3251)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.