Masterclass com o saxofonista e compositor espanhol Perico Sambeat

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/quinta-feira, 31 de outubro de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
O espanhol Perico Sambeat, saxofonista e compositor de jazz, esteve presente na Universidade Lusíada de Lisboa, no dia 31 de Outubro de 2013, para uma masterclass no âmbito da licenciatura em Jazz e Música Moderna.

O músico, prestigiado internacionalmente pela sua carreira profissional, que conta com mais de vinte anos, partilhou com os alunos a sua visão e filosofia perante a música, não restringindo a nenhum instrumento em específico, salientando a responsabilidade dos músicos quanto ao ritmo, à harmonia e à melodia na composição. Para Perico Sambeat é importante a honestidade musical e melódica, a transparência dos músicos e a sua capacidade de colocar as notas no espaço (harmónico) e no tempo (metronómico).

Sambeat pautou a sua carreira com várias colaborações no mundo do jazz, destacando-se o saxofonista Mark Turner, os trompetistas Joe Magnarelli e Dave Douglas, este último actual director do Festival of New Trumpet Music, e o norte americano Dexter Gordon, considerado um dos pioneiros do bebop.

Distinguido como melhor saxofonista pela revista Satchmo Jazz, e pelas associações de músicos de jazz da Catalunha e de Valência, o artista recebeu ainda prémios da Muestra Nacional de Jóvenes Intérpretes, do Festival de Jazz del Mar del Norte e foi considerado, em 1990, o melhor solista espanhol de jazz.

Esta iniciativa, organizada pelo Prof. Doutor Ricardo Nuno Futre Pinheiro, coordenador da referida licenciatura, tem como objectivo proporcionar aos alunos um contacto directo com especialistas, de forma a desenvolverem um trabalho focalizado em aspectos concretos relacionados com a música nas perspectivas teórica e prática.

sítio web | fotogaleria
Print

Número de visualizações (1072)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.