O percurso da arte urbana de Lisboa é apresentado na Lusíada

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/terça-feira, 15 de outubro de 2013/Categorias: Destaques

Rate this article:
Sem classificação
No dia 14 de Outubro de 2013, realizou-se, na Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), uma conferência sobre o percurso da "Arte urbana" em Lisboa, proferida pela Dr.ª Sílvia Câmara, coordenadora da Galeria de Arte Urbana, do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.

Com o objectivo de dar a conhecer aos alunos o papel da Galeria de Arte Urbana na divulgação da Street Art em Portugal, a Dr.ª Sofia Câmara falou sobre as manifestações artísticas feitas em Lisboa desde o Estado Novo até aos nossos dias, apresentando as primeiras intervenções de alguns autores conhecidos como é exemplo o Mestre Fernando Conduto (escultura abstracta do Edifíco Castil, em Lisboa).

A coordenadora da Galeria de Arte Urbana expôs, ainda, as diversas iniciativas desenvolvidas pelo Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente no que diz respeito à documentação fotográfica dos grafites da cidade, às transladações de esculturas e às iniciativas de promoção de todas as formas de arte urbana presentes em Lisboa.

O evento foi organizado pelo Prof. Doutor Arqt. Rodrigo Reis Ollero das Neves, coordenador do projecto de investigação "Os materiais da Arquitectura", do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) das UL, e tinha, segundo o mesmo, o objectivo de "[…] promover uma reflexão em torno da temática da arte urbana nas suas diferentes manifestações, nomeadamente sobre a chamada arte pública / estatuária, instalações, "land art" e arte de rua, com o propósito do chamado "tapume" se vir a assumir, neste contexto, como forma de arte urbana efémera".

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da componente teórica da unidade curricular de "Projecto I", da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado), com o intuito de enquadrar o tema 1, em curso, intitulado "Tapume arquitectónico temporário na sede da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem Soberana Militar de Malta" (Igreja de Santa Luzia). 

sítio web | fotogaleria

_____________________________________________
Nota: A notícia foi elaborada com base na informação disponibilizada pela Mestre Arqt.ª Maria Alexandra Carreiras Miranda da Conceição Luís, investigadora do projecto "Os materiais da Arquitectura", do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design das UL.
Print

Número de visualizações (1301)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.