Lusíada apoia o Campeonato do mundo de memória - 2013

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/segunda-feira, 7 de outubro de 2013/Categorias: Destaques

Rate this article:
Sem classificação
A Universidade Lusíada de Lisboa, através do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, apoiou a organização da quarta edição do Campeonato do Mundo de Memória, na categoria de "Speed memory", que decorreu nas suas instalações, nos dias 5 e 6 de Outubro de 2013.

A iniciativa, da responsabilidade do Instituto da Inteligência, contou com a presença do espanhol Ramón Campayo, campeão do mundo e líder do ranking mundial, entre os mais de 20 participantes que decidiram submeter-se às provas de avaliação de memória.

O evento iniciou com uma comunicação do Dr. Ulrich Voigt, campeão mundial de Puzzle e director-geral da editora Likanas, especializada em livros sobre mnemotecnia, que abordou algumas temáticas relacionadas com o Pi, com a memória estimulada e trabalhada e com técnicas de memorização.

Seguiu-se o campeonato onde os participantes realizaram provas que consistiram, grosso modo, na capacidade de retenção da maior quantidade de informação num curto espaço de tempo e em cálculos numéricos, através de um programa informático adequada para o efeito.

O concorrente espanhol Miguel A. Vergara foi o grande vencedor desta edição do Campeonato, numa final disputada com o seu conterrâneo Ramón Campayo. O português Diogo Andrade, campeão nacional, superou a sua melhor marca de sempre com o 10.º lugar na classificação.

Todos os participantes receberam um diploma pela sua prestação no Campeonato, atribuído pelo Dr. Nelson Silva Lima, representante do Instituto da Inteligência e da Universidade do Futuro. 

As edições antecedentes do Campeonato do mundo de memória tiveram lugar em Espanha, Alemanha e Itália, e em 2014, irá decorrer em Inglaterra, também com a organização do Dr. Nelson Silva Lima.

ficha do evento | sítio webfotogaleria
Print

Número de visualizações (1294)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.