Novidade editorial - Obra inédita de Cristóvão Alão de Moraes

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/sexta-feira, 27 de setembro de 2013/Categorias: Destaques

Rate this article:
Sem classificação

"Compendio das armas dos reynos de Portugal & Algarve & das cidades & villas principaes delles" de Cristóvão Alão de Moraes, é a mais recente publicação do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos (CLEGH) da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) e da editora Caminhos Romanos, que conta com a edição crítica do Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas.

A publicação, com origem no códice conservado na Biblioteca Pública Municipal do Porto, reúne o armorial de todas as cidades e vilas do Reino. Para a concretização deste projecto, o autor começou por criar um pequeno tratado de armaria com o título "Introducção summaria das regras da armaria", completado por uma breve abordagem à origem e evolução das armas reais portuguesas. Seguidamente, o armorial foi organizado alfabeticamente com o nome de todas as cidades e vilas existentes no Reino de Portugal, descrevendo as armas usadas por cada uma dessas povoações. A parte textual do trabalho foi complementada por desenhos de muitas das armas municipais referidas na obra, também da autoria de Alão de Morais.

Segundo os editores, "o códice resultante deste longo e erudito trabalho reveste-se de extraordinária importância para a história da heráldica municipal portuguesa, uma vez que é a mais antiga e completa recolha de armas autárquicas existente no nosso país".

Para além da reprodução facsimilar do códice, a obra é prefaciada pelo especialista europeu em heráldica autárquica, Alessandro Savorelli, e pelo coordenador do CLEGH, Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas, que procura explicar as circunstâncias da génese armorial, as suas fontes e as razões da sua importância.

A apresentação desta edição decorreu no dia 26 de Setembro de 2013, no Palácio da Independência, e contou com a presença do Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas, do Prof. Doutor Pedro Cardim, da Universidade Nova de Lisboa, do Dr. José Alarcão Troni, Presidente da direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, do Dr. António Carlos de Azeredo, da editora Caminhos Romanos, e do Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta, Director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da ULL

base lusíada | editora caminhos romanos

Print

Número de visualizações (1085)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.