Lusíada na Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/terça-feira, 9 de julho de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Alunos da licenciatura em Relações internacionais da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) participaram, a convite do Instituto Diplomático, na Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se realizou no Ministério dos Negócios Estrangeiros, nos dias 2 e 4 de Julho de 2013.

A simulação foi constituída por duas fases: a primeira, foi composta por uma palestra proferida pelo Prof. Doutor Francisco Maria Gil Fernandes Pereira Coutinho, docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, e pelo Dr. Nuno Cabral, diplomata, por uma visita ao Palácio das Necessidades e por uma introdução ao funcionamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas; a segunda fase, compreendeu um debate e a aprovação de uma declaração presidencial elaborada como reacção a uma hipotética situação de emergência internacional.

Após a apresentação e discussão das simulações, deu-se lugar à resolução e votação das mesmas, tendo os alunos de Relações internacionais da ULL, precisamente Manuel Modoni, Daniel Filipe Moacho Manaia e José Ricardo Simões de Almeida Cabral Fernandes, saído vencedores de dois dos três prémios destinados aos participantes da simulação.

Com esta iniciativa, onde participaram 34 alunos de sete universidades do país, o Instituto Diplomático pretendia dar a "[...] oportunidade de os alunos experienciarem o ambiente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assim como os métodos e procedimentos da negociação internacional que decorrem no seu âmbito".


 
Print

Número de visualizações (618)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.