Formação sobre as bases de dados da Lusíada

Autor: Helder da Rocha Machado/quinta-feira, 10 de maio de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Formação sobre as bases de dados da Lusíada
"Bases de dados da EBSCO: pesquisa e acesso ao texto integral" foi o título da acção de formação a cargo do Dr. Adriano Esteves Crespo (na foto), representante da empresa EBSCO Publishing, realizada no dia 9 de Maio de 2012, na Universidade Lusíada de Lisboa.

Esta acção de formação foi organizada pelos Serviços de Informação, Documentação e Internet da ULL, em parceria com a referida empresa, com o objectivo de apresentar a plataforma ESBCOhost, que inclui as bases de dados assinadas pela Universidade:

Estas bases de dados disponibilizam a informação bibliográfica de todos os artigos, bem como o acesso ao texto integral de determinadas revistas académicas e científicas.

Grande parte da acção de formação foi dedicada à explicação prática da interface de pesquisa da plataforma, durante a qual foram explicadas as várias opções de pesquisa, de gestão de resultados, de organização da pasta pessoal, de utilização do sistema de alertas, de acesso ao módulo de revistas, entre outras funcionalidades.

O Dr. Adriano Crespo frisou ainda as potencialidades da pasta pessoal e do sistema de alertas desta plataforma. Na pasta pessoal é possível guardar os artigos e as imagens das pesquisas efectuadas. Para além disso, existe também a possibilidade de criar pastas específicas e partilhá-las com um grupo de pessoas, como por exemplo, uma turma ou um grupo de investigação. O sistema de alertas é uma ferramenta com bastante utilidade na medida em que permite criar avisos para determinados assuntos, cujo envio pode ser efectuado através de correio electrónico ou através da aplicação da tecnologia RSS. Desta forma, é possível o utilizador ter acesso, de maneira automática, à actualização das suas pesquisas.

O acesso a esta plataforma é efectuado mediante validação das credenciais de utilizador nos Serviços de Informação, Documentação e Internet (Mediateca), permitindo, assim, pesquisar os vários conteúdos fora do campus universitário.

De salientar que esta plataforma também pode ser consultada a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets) através da aplicação gratuita disponibilizada para a gama de produtos móveis da Apple (iPhone / iPod Touch / iPad) e para os dispositivos que utilizam o sistema Android.
 
Os Serviços de Informação, Documentação e Internet irão realizar, ao longo deste ano, mais sessões de formação sobre estes e outros recursos de informação disponibilizados à comunidade académica.

sítio web
| fotogaleria | EBSCOhost - UL

Print

Número de visualizações (429)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.