Sistema de segurança social em debate na Lusíada

Autor: Helder da Rocha Machado/terça-feira, 29 de maio de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Sistema de segurança social em debate na Lusíada

"Será o sistema de segurança social sustentável?" foi o tema da conferência que se realizou, no Auditório 1, no dia 29 de Maio de 2012, numa iniciativa do Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL).

O Prof. Doutor Miguel Alexandre Teixeira Coelho, Vice-Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social, I.P., abordou o tema "As recentes evoluções no sistema da segurança social". O responsável contextualizou e falou do futuro da segurança social, cuja origem remonta ao ano de 1974. Abordou a Lei n.º 4/2007, D.R. n.º 11, Série I, de 2007-01-16, que aprovou as bases gerais do sistema de segurança social. Por último, falou das várias iniciativas recentes levadas a cabo pelo actual Governo, tendo em conta o contexto demográfico e económico de Portugal.

O Prof. Dr. António José de Castro Bagão Félix, docente da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da ULL, falou da segurança social tendo em conta as "Perspectivas a longo prazo e modelos sustentáveis". Sobre a retirada dos subsídios de Natal e de férias, o docente lembrou que os descontos estão a ser feitos nos 13.º e 14.º meses, como tal não é justa essa retirada. Outro dos aspectos referidos pelo antigo governante foi o plafonamento da segurança social, mas lembrou que tal só deve acontecer em relação aos jovens que estão a iniciar agora a sua vida profissional. Por último, referiu que temos um Estado social mas também devemos ter uma sociedade social.

A moderação da conferência ficou a cargo do Prof. Doutor Mário Caldeira Dias, Director da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa.

sitío web l fotogaleria l cartaz

Print

Número de visualizações (632)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.