Lusíada recebeu a visita do Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe

Autor: Ana Rita Ribeiro/quinta-feira, 31 de maio de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Lusíada recebeu a visita do Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe

No dia 28 de Maio de 2012, a Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) recebeu a visita do Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe (STP), Dr. Patrice Emery Trovoada, por ocasião de uma visita oficial a Portugal.

O Dr. Patrice Emery Trovoada, aguardado pelos membros do Conselho de Administração da Fundação Minerva e pelo Reitor da ULL, visitou as instalações do campus universitário de Lisboa.

Por volta das 12H00, a comitiva dirigiu-se para o Auditório 1, onde o representante do governo de STP proferiu uma palestra intitulada "São Tomé e Príncipe: um país de oportunidades".

Dr. Patrice Emery Trovoada centrou a sua intervenção nas potencialidades de STP, que considera apelativas ao investimento externo, através de financiamento de projectos e estabelecimento de parcerias público-privadas, relações que procurará enveredar, sempre, numa perspectiva win-win.

Confiança, vontade e uma atitude inteligente foram os valores que o Primeiro-Ministro transmitiu aos estudantes que pretendam estabelecer a sua vida em STP e ajudar, com recursos humanos qualificados e especializados, no desenvolvimento do país e na sua promoção internacional.

Como aspectos estratégicos de STP, o Governante refere a sua situação geográfica (localização geoestratégica no Golfo da Guiné), a vizinhança geográfica caracterizada pela existência de países em franco desenvolvimento na região da África Subsariana, o seu posicionamento privilegiado em relação ao BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) e, por fim, todas as oportunidades de negócio que podem surgir nesta nova ordem ("cintura") económica mundial. Com base neste panorama, concluiu que existe um grande potencial económico em STP, mas as fracas plataformas logísticas (portos) e infra-estruturas (vias de comunicação) não permitiram ainda a alavancagem necessária, apelando, assim, ao interesse dos quadros jovens qualificados, nacionais e estrangeiros, pelo país, onde terão uma oportunidade única de aplicar o seu know-how.

Para o sucesso de STP é necessário continuar a investir na construção de infra-estruturas e na edificação de um sistema credível de  governação (justiça, política e segurança), pois a história tem demonstrado que a produção diária de cinco milhões de barris de petróleo não é, por si só, suficiente para colocar STP na lista dos países mais desenvolvidos. É, pois, necessário desenvolver uma boa articulação com o investimento em infra-estruturas, plataformas logísticas, educação e credibilidade governativa.

O Primeiro-Ministro de STP terminou a sua comunicação referindo que os são-tomenses devem promover os valores da honestidade, do trabalho, do mérito e da simpatia. Tendo em conta o futuro próximo do país, mencionou também as áreas de formação mais importantes: construção civil, gestão, comunicação, marketing, artes e cultura, contabilidade e engenharia ambiental.

Antes da conclusão, a assistência teve, ainda, a oportunidade de colocar algumas questões ao Primeiro-Ministro de STP, das quais se destacam: a forma como STP vai enfrentar a nova ordem económica internacional, o desenvolvimento do turismo e a preservação da biodiversidade, a política externa do país em relação aos Estados africanos e à União Europeia e, por fim, a transparência governativa e a política que irá desenvolver para as empresas privadas.

A visita do Dr. Patrice Emery Trovoada terminou com a actuação da tuna feminina da ULL, a Lusitana, seguida de almoço no restaurante da ULL.

sítio web | fotogaleria

Print

Número de visualizações (864)/Comentários (0)

Tags:
Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.