Ex-aluno da Lusíada ganha primeiro prémio em concurso

Autor: Helder da Rocha Machado/quinta-feira, 31 de maio de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Ex-aluno da Lusíada ganha primeiro prémio em concurso
O Arqt. Tiago Barros, licenciado pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa, recebeu, no dia 23 de Maio de 2012, o 1.º prémio, na categoria de Aviação, da Condé Nast Traveller Innovation & Design Awards 2012 (I&DA), com a invenção do novo transporte intitulado Passing Cloud (na foto), que tem recolhido grandes elogios da comunidade internacional. A cerimónia de entrega do galardão realizou-se no London Marriott Hotel Grosvenor Square in Mayfair.

De acordo com o seu autor, Passing Cloud  "é um objecto em forma de nuvem que tem a capacidade de subir à altura desejada através da injecção de ar quente e descer à terra através da injecção de ar frio. Na sua essência, é o vento que empurra a Passing Cloud, sem ideia para onde vai ou quanto tempo demora".

No entender do Arquitecto, a ideia de criar a Passing Cloud "surgiu de um antigo sonho de caminhar nas nuvens, após viajar tantas vezes de avião".

Para alguns especialistas, a invenção do Arqt. Tiago Barros "[...] não emite CO2, não produz resíduos e utiliza apenas uma energia mínima. É, em si, quase uma parte da natureza. Há quem questione se não será este o meio de transporte mais sustentável de sempre."

Refira-se que o Arqt. Tiago Barros é mestre em "Science in Advanced Architectural Design" pela Graduate School of Architecture, Planning and Preservation, da Columbia University, de Nova Iorque.

p&r :: alumni | bio | imagens do projecto | sítio web do arquitecto
Print

Número de visualizações (628)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.