Plano de formação da licenciatura em Serviço Social em análise

Autor: Helder da Rocha Machado/quinta-feira, 28 de junho de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Plano de formação da licenciatura em Serviço Social em análise

A Universidade Lusíada de Lisboa, através do Instituto Superior de Serviço Social (ISSSL), realizou uma jornada de reflexão sobre o plano de formação da licenciatura em Serviço Social, de onde saíram várias conclusões sobre os novos desafios que se aplicarão aos futuros graduados nesta área do conhecimento.

O encontro que reuniu o corpo docente daquela licenciatura serviu para debater o novo paradigma da formação do assistente social, resultado do Processo de Bolonha que "[...] impõe uma nova ordem para a formação superior, orientada para o segmento de mercado [...]", explicou o Prof. Doutor Jorge Manuel Leitão Ferreira, responsável pela área de Serviço Social desta jornada.

No entender deste Professor, hoje em dia "[...] o Serviço Social não pode continuar a aplicar os seus princípios fundamentais: Direitos Humanos e Justiça Social, através da norma, ou seja, por um mero exercício de execução de uma acção determinada superiormente (e.g., ordem jurídica), tem de o fazer pelo desenvolvimento de competências, reconhecidas como capacidades individuais e colectivas na pessoa, no cidadão que o torna capaz e lhe dá autonomia para esse exercício de aplicação de direitos sociais, o que designamos por promoção da cidadania". O plano de estudos para o 1.º ciclo deve integrar nos seus conteúdos os fundamentos do Serviço Social, as políticas públicas e sistemas de protecção social, os modelos de intervenção em Serviço Social, os problemas sociais contemporâneos, as ferramentas técnicas, as práticas supervisadas e a formação experiencial na área.

Para os organizadores desta jornada, a definição hoje de um plano de formação em Serviço Social "[...] obriga a ter presente um conjunto alargado de instrumentos de natureza internacional, europeia e nacional [...]".

Refira-se que esta iniciativa foi organizada pela Directora do ISSSL, Prof.ª Doutora Marina Manuela Santos Antunes, com o apoio do Prof. Doutor Jorge Manuel Leitão Ferreira, responsável pela área de Serviço Social, e do Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar, responsável pelas áreas das ciências sociais e humanas.

Print

Número de visualizações (605)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.