Dia aberto de heráldica Medieval

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 14 de setembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Dia aberto de heráldica Medieval
A Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) realizou, no dia 14 de Setembro de 2012, o "Dia aberta de heráldica Medieval", uma iniciativa do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos (ULL), do Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) e do Instituto Português de Heráldica.

O evento teve como objectivo divulgar, debater e pensar a heráldica, com foco na Idade Média, juntando investigadores portugueses e estrangeiros para reflectirem sobre a forma de renovar o conhecimento da mesma.

Na opinião do Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas, este evento pretende "[...] levar as pessoas a perceberem que a heráldica não é um mundo fechado […], mas sim um universo em aberto e em expansão" e "chamar a atenção para a riqueza e interesse que se pode revestir o estudo da heráldica para o conhecimento da sociedade medieval portuguesa".

Durante o período da manhã, que decorreu na ULL, pôde-se assistir às conferências proferidas pelo Prof. Doutor Laurent Hablot, docente de "História Medieval" na Université de Poitiers, que abordou a história da heráldica em França e o estado da mesma actualmente, pela Prof.ª Doutora Maria do Rosário Barbosa Morujão, do Instituto de Paleografia e Diplomática da Universidade de Coimbra, e pelo Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas, do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos e do Instituto Português de Heráldica, que se debruçaram sobre as fontes da heráldica Medieval.

As sessões do período da tarde tiveram lugar na Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde foram expostos os temas da "Heráldica institucional" pelo Prof. Doutor Mário Farelo, investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais da UNL, e pelo Prof. Humberto Nuno de Oliveira, Director dos Serviços Editoriais, de Comunicação e Imagem da ULL, e da "Heráldica de família" pelo Dr. João António Portugal, do Instituto Português de Heráldica.

O evento terminou com a apresentação e lançamento do livro intitulado "Estudos de heráldica Medieval", que esteve na origem desta iniciativa, e que conta com a coordenação do Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas e da Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Rosa.
 
sítio web | entrevistafotogaleria | cartaz
Print

Número de visualizações (562)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.