1.º Seminário internacional sobre regeneração urbana

Autor: Helder da Rocha Machado/sexta-feira, 28 de setembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
1.º Seminário internacional sobre regeneração urbana

O 1.º Seminário internacional sobre regeneração urbana realizou-se no dia 27 de Setembro de 2012, nas instalações da Universidade Lusíada de Lisboa, numa iniciativa do Prof. Doutor Arqt. Rodrigo Reis Ollero das Neves, coordenador do projecto de investigação "Requalificação urbana da Quinta da Mina e Cidade Sol como caso de estudo" (PI RegUrbQMCS), e da Prof.ª Doutora Marina Manuela Santos Antunes, do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).

Presidiu à sessão de abertura o Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes (FAA), que destacou a importância do seminário, defendendo que actualmente a reabilitação é um dos futuros da Arquitectura e, como tal, projectos de investigação desta natureza constituem uma mais-valia para as instituições de ensino.

Este projecto de investigação encontra-se inserido no Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), coordenado pelo Prof. Doutor Arqt. Alberto Cruz Reaes Pinto, que salientou a relevância dos projectos de investigação desta natureza e, particularmente, o PI RegUrbQMCS, pela abrangência e vantagem de juntar várias áreas do conhecimento, nomeadamente a Arquitectura, o Urbanismo, a Sociologia e o Serviço Social.

A sessão de abertura contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Sr. Carlos Humberto de Carvalho, que descreveu o projecto "Requalificação urbana da Quinta da Mina e Cidade Sol, cidade para todos" que venceu, em 2009, a candidatura "Parcerias para a Regeneração Urbana" (2009-2012), no âmbito do Programa Operacional Regional (POR Lisboa). Reiterou o forte interesse que o actual executivo camarário tem em intervir neste território, para melhoria das condições de vida das populações que lá residem, sendo esta uma intervenção prioritária, visto que a melhoria deste espaço urbano irá ter um impacto maior em todo o concelho, sobretudo considerando que o Barreiro é um município de dimensão reduzida.

O primeiro painel apresentado, subordinado ao tema “Políticas de regeneração urbana: programas de desenvolvimento e investigação”, e moderado pela Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Eng.ª Sofia Martins, teve início com a exposição do referido projecto de investigação pelo Prof. Doutor Arqt. Rodrigo Reis Ollero das Neves, que referiu que este estudo de caso tem na sua origem a assinatura de um protocolo entre a Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica e a edilidade do Barreiro, sendo que a equipa do projecto reúne investigadores do CITAD, do CLISSIS, e, também, dos quadros técnicos da autarquia, mais directamente ligados à candidatura. Das linhas principais enunciadas, destaca-se ainda o enquadramento das principais políticas de requalificação/regeneração, bem como a definição do conceito de regeneração urbana. No seguimento, a Mestre Arqt.ª Joana Rita da Silva Leitão expôs a estrutura delineada para o projecto de investigação RegUrbQMCS, enquanto que o Arqt. Mário Nunes, Chefe da Equipa para a Regeneração das Áreas Urbanas da CMB, apresentou as diversas acções previstas na candidatura e levadas a cabo pelo município e pelos diferentes parceiros. "A evolução da malha urbana" foi o tema abordado pela Prof.ª Doutora Arqt.ª Maria de Fátima Silva Freire e Veiga, do CITAD, que abordou a arquitectura e o desenho urbano do território em estudo.

Na sequência deste olhar sobre o desenho do espaço urbano, o Arqt. Paisagista José Veludo, do ateliê NPK – Arquitectos Paisagistas Associados, vencedor do concurso de concepção do projecto de requalificação urbana da Quinta da Mina e Cidade Sol, apresentou os princípios que estiveram na base da proposta vencedora.

O segundo painel, dedicado à "Gestão do habitat em contextos multiculturais: o caso da Quinta da Mina e Cidade Sol", foi moderado pela Prof.ª Doutora Marina Manuela Santos Antunes. A Mestre Arqt.ª Simone de Lurdes Alves da Cunha, a Mestre Helena Maria Belchior Campos Costa Lourenço Rocha e a Mestre Paula Isabel Marques Ferreira apresentaram as diferentes políticas sociais e de habitação social em Portugal até aos nossos dias, com particular destaque para as políticas relacionadas com a sustentabilidade ambiental. Seguiu-se a intervenção sobre a comunidade cigana do Alqueva, da autoria do Prof. Doutor Fernando António Monteiro de Almeida Casqueira, investigador do CLISSIS, que destacou situações do dia-a-dia destas comunidades e a perspectiva que estas têm sobre "os outros". A Dr.ª Apolónia Teixeira e a Dr.ª Célia Gaudêncio, ambas da Divisão de Intervenção Social da CMB, falaram das suas vivências com a comunidade cigana do bairro da Quinta da Mina através do longo trabalho que têm vindo a desenvolver no âmbito social.

O período da tarde teve início com um documentário sobre o PI RegUrbQMCS, elaborado pela equipa de investigação que faz um enquadramento do estudo de caso e sintetiza o acompanhamento que a mesma tem vindo a realizar desde 2010 até ao presente.

Antes da conferência de encerramento, o terceiro painel, com a moderação do Prof. Doutor Arqt. Rodrigo Reis Ollero das Neves, foi subordinado ao tema "Requalificação socio-urbanística de territórios urbanos". Neste painel, participaram a Prof.ª Doutora Maria João Freitas, investigadora auxiliar do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que destacou as tensões e desafios para o futuro em projectos de regeneração urbana, evidenciando que este tipo de intervenções não podem ficar restritas ao tempo das candidaturas, e que como tal deverá existir uma preocupação em acompanhá-las, para se efectivar o sucesso das mesmas.

O Prof. Doutor Arqt. José Justino de Matos Barros Gomes, docente da FAA, apresentou a sua experiência enquanto arquitecto e investigador na reabilitação estruturada de bairros degradados da Área Metropolitana de Lisboa e salientou a importância de garantir a sua sustentabilidade.

O Seminário terminou com a conferência do Prof. Stephen R. Curwell, Head of the Design Directorate School of the Built Environment in the University of Salford, intitulada "The SURegen – Delivering effective tools for decision-making on urban regeneration", que falou da regeneração da zona industrial de Manchester, na qual esteve envolvido, e na importância do pensar a longo prazo neste tipo de projectos. A visão integrada destes territórios na restante envolvente urbana deverá ser uma preocupação presente nas equipas que trabalham nestes lugares, perspectivando o futuro dos mesmos e das populações que aí habitam.

sítio web
| programa | fotogaleria

Print

Número de visualizações (957)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.